quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Dia do ciclista: conheça histórias do ciclismo como lazer e qualidade de vida

A prática de exercícios físicos é um grande segredo de uma vida saudável. Dentre os inúmeros esportes disponíveis, os benefícios do ciclismo fazem com que esta modalidade seja uma excelente opção para aqueles que querem melhorar a qualidade de vida e cuidar da saúde do corpo e da mente.

Continua após a publicidade

De acordo com o fundador do grupo Guerreiros do Pedal de Vila Velha, Luiz Cláudio, o ciclismo cresce: “a cada ano, cada vez mais as pessoas estão adotando este esporte como prática diária”, destaca.

Para a professora Lilian dos Reis, com a bike é possível exercitar, se deslocar ao longo da rotina diária e, até mesmo, cair na estrada curtindo bons momentos de lazer: “A bicicleta oferece a chance de te levar em lugares novos, no interior da Grande Vitória por exemplo. Este ano eu conheci localidades em Vila Velha onde nunca tinha passado.”

Acervo pessoal Lilian dos Reis

De acordo com especialistas em medicina esportiva, andar de bicicleta têm as suas vantagens, como por exemplo:

  • Fortalecimento da musculatura
  • Melhora da respiração
  • Emagrecimento
  • Prevenção de doenças crônicas
  • Aumento da imunidade
  • Diminuição do estresse
  • Melhoria do domínio do equilíbrio
  • Melhora do sono
  • Regulagem da pressão arterial
  • Eliminação de toxinas

De acordo com estudos, nutricionistas recomendam comer uma refeição rica em carboidratos, com pouca gordura e proteína, cerca de duas a três horas antes de começar a pedalar. Alimentos como pão, massas, cereais, frutas e vegetais são ótimas opções.

Diego Rezende, que é administrador, tentou praticar outros esportes, mas foi na bicicleta que ele encontrou o que tanto procurava: “É uma modalidade que me leva para outros bairros e municípios através do esporte”, explicou.

Acervo pessoal de Diego Rezende

O operador de máquinas, Ademirson Gonçalves, cumpriu uma promessa indo de bicicleta de Vila Velha até Aparecida, em São Paulo, percorrendo 750km em 5 dias. Apesar da longa viagem, o ciclista destacou o risco nas estradas: “Valeu a pena cumprir a finalidade, eu uni  a fé, o amor pelo ciclismo, o lazer e o preparo físico”.

Adermirson voltou para casa de avião. Ele pretende pedalar para mais longe ainda em 2023. Falta definir o destino.

É possível então perceber que o ciclismo vai além do lazer, tornando esta atividade uma boa opção para quem deseja cultivar mais saúde e bem-estar no dia a dia, respeitando sempre os próprios limites.

O presidente da Federação de Ciclismo – ES, Marcos Duarte, destacou que um fator importante é contar com os itens indispensáveis: “A bicicleta tem que ser adequada ao tamanho do ciclista, usar capacete, luvas, óculos, roupa destinada para a prática do ciclismo e equipamentos de sinalização. Além de procurar um lugar seguro, como ciclovias ou ruas com pouco trânsito. E curtir o passeio.”.

Leia também:

Ciclismo no ES: conheça as modalidades e veja como é possível praticar

 

Continua após a publicidade
Stefhani Paiva
Stefhani Paiva
Stefhani Paiva é comunicóloga, jornalista e atua como assessora de comunicação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
04:59 am
Anoitecer
05:49 pm
22ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
4.02 km/h
31/10
Qui
Mínima
20ºC
Máxima
25ºC
01/11
Sex
Mínima
21ºC
Máxima
24ºC
02/11
Sáb
Mínima
21ºC
Máxima
25ºC
03/11
Dom
Mínima
21ºC
Máxima
25ºC
Colunistas
Reinaldo Olecio

Cafeteiras Espresso: cápsulas

Leia também