Na segunda-feira (15), o Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), realizou uma visita técnica nas Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES), localizada em Cariacica.
Durante o encontro, o secretário de Agricultura, Enio Bergoli, juntamente com a equipe de infraestrutura da Seag, reuniu-se com a diretoria da Ceasa-ES e representantes das associações de produtores, carregadores e lojistas que atuam na central de abastecimento.
O principal tema de discussão foi o planejamento do Governo do Estado para aprimorar o funcionamento do mercado atacadista da Ceasa-ES.
Além disso, foram debatidos os detalhes do cronograma para a implementação da nova cobertura dos galpões Pedra Alta e Pedra Baixa, que está prevista para iniciar na segunda quinzena de junho.
Dentre as melhorias planejadas, destaca-se a instalação de um novo sistema de iluminação e um sistema de captação pluvial para o uso da água da chuva. O investimento total do Governo do Estado nesses projetos é de R$ 3,2 milhões, com prazo estimado de conclusão em dez meses.
A Ceasa-ES possui uma área de 118.742 metros quadrados e movimenta mensalmente cerca de 45 mil toneladas de produtos originados no próprio estado. Sua qualidade de alimentos, logística e infraestrutura a coloca entre os dez melhores entrepostos atacadistas do Brasil.
A unidade é reconhecida internacionalmente pela União Mundial de Mercados Atacadistas, que engloba os principais mercados atacadistas do mundo.
Por meio da Ceasa-ES, aproximadamente 2.500 produtores rurais são responsáveis pela comercialização de frutas, verduras, legumes e ovos para todo o estado, gerando um volume de vendas de aproximadamente R$ 1,5 bilhão anualmente. O local recebe diariamente uma média de cinco a sete mil pessoas.