As chuvas que atingiram o litoral Norte de São Paulo já vitimaram 53 pessoas de acordo com o boletim mais recente do governo do estado, divulgado na manhã desta sexta (24). Os quatro corpos foram encontrados entre o final da tarde de quinta (23) e esta manhã.
Há, ainda, um óbito no município de Ferraz de Vasconcelos, na região metropolitana da capital paulista, que também está contabilizado neste informe. Um homem de 45 anos faleceu por conta de um deslizamento de
terra seguido do desabamento de um imóvel.
Das 53 mortes confirmadas na região litorânea, 38 corpos já foram identificados e liberados para o sepultamento, sendo 13 homens, 12 mulheres e 13 crianças. A região ainda tem 4 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas.
A Secretaria de Estado da Saúde informou que 21 adultos e seis crianças vítimas das chuvas foram atendidas, até o momento, no Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN).
Deste total, 15 vítimas da chuvas permanecem internados com estado de saúde estável. Outros oito pacientes já receberam alta hospitalar e quatro foram transferidos para outras unidades.
Um hospital de campanha instalado em um navio da Marinha do Brasil por conta das chuvas passou a atender a população na tarde desta quinta (23), com cerca de 200 leitos e unidades de terapia intensiva.
Segundo Waldez Góes, ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, mais de mil militares estão envolvidos na ação.
“O funcionamento será de acordo com as demandas, de primeiros socorros, para estabilizar pacientes, fazer procedimento cirúrgico para depois encaminhar para hospitais de maior complexidade”, disse.
Rodovias seguem com interdições
Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), ainda há 16 bloqueios parciais nas rodovias SP- 55 (Rio-Santos) e SP-125 (Oswaldo Cruz), e um bloqueio total na SP-098 (Mogi-Bertioga) por conta do rompimento de uma tubulação.
Nas outras estadas que dão acesso à capital, há trechos de lentidão nos sistemas Anchieta-Imigrantes, Castello Branco-Raposo Tavares e Bandeirantes-Anhanguera.
Leia também: INSS vai antecipar benefícios a moradores atingidos por chuvas no litoral de SP