A rotina de cuidados com a pele pode ser simplificada. Embora muitos indiquem a utilização de uma rotina com 10 passos, é possível alcançar resultados eficientes com apenas três produtos essenciais: tônico, sérum e proteção solar.
Tônico: O primeiro passo após a limpeza é a aplicação do tônico, que auxilia na remoção de qualquer resíduo que o sabonete não conseguiu eliminar. Em uma rotina mais completa, ele se posiciona como o segundo passo, logo após a limpeza, seguido pela hidratação e proteção solar, explica a especialista Coimbra.
Sérum: O sérum desempenha um papel crucial na hidratação da pele, sendo ideal para climas tropicais, como o do Brasil. Diferente dos cremes, ele oferece hidratação sem deixar a pele oleosa. Além disso, muitos séruns contêm ativos que potencializam seus efeitos, como ácidos e vitaminas, conforme destaca Amaral.
Vitamina C: Reconhecida por suas propriedades anti-envelhecimento e clareadoras, a vitamina C é um ativo valioso na rotina de skincare. Coimbra ressalta que a concentração deste ingrediente deve ser considerada: “Acima de 20%, pode causar irritação na pele”, alerta Amaral.
Niacinamida: Comumente vista nos rótulos de produtos, a niacinamida é um antioxidante eficaz que também possui propriedades clareadoras. Amaral sugere que ela seja combinada com a vitamina C e o retinol, dependendo do tipo de pele, e destaca seu efeito anti-inflamatório e de fortalecimento da barreira de proteção cutânea.
Retinol: Este ingrediente é indispensável para quem busca rejuvenescimento. Contudo, Coimbra observa que ele não é adequado para todos os tipos de pele, já que peles sensíveis podem apresentar irritação e descamação. O retinol promove a renovação celular e estimula a produção de colágeno, contribuindo para a suavização de linhas finas e uniformidade da pele.
Adotar uma rotina de skincare com menos passos pode simplificar o autocuidado diário, oferecendo resultados satisfatórios com um enfoque em produtos de alta eficácia.