Fiel às crenças ou não, a Semana Santa é uma das festividades que movimenta o comércio capixaba com pratos típicos da época, como a torta capixaba, e também deixa as rodovias movimentadas pelas pessoas que usam o feriado como uma forma de irem visitar seus amigos e famílias. Mas você sabe o que significa cada dia da Semana Santa?
A Semana Santa é uma das tradições religiosas cristãs mais antigas. Nela é celebrada a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. E tudo se inicia no Domingo de Ramos, momento que marca a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, e termina no domingo de Páscoa, com a ressurreição de Jesus.
Veja o que significa cada dia da Semana Santa
- Domingo – Domingo de Ramos
- Segunda-feira – Jesus é ungido por Maria
- Terça-feira – Jesus amaldiçoa uma figueira
- Quarta-feira – Dia das Trevas
- Quinta-feira – Dia da Última Ceia
- Sexta-feira – Crucificação de Cristo
- Sábado – Sábado de Aleluia
- Domingo – Ressurreição de Cristo
Domingo Santo
Segundo as tradições, a data relembra a chegada de Jesus Cristo em Jerusalém montado em um jumento, após ter passado 40 dias jejuando no deserto. O povo cortou ramos de árvores e folhas de palmeira para saldar a chegada do Messias.
Segunda-feira Santa
O segundo dia da Semana Santa foi um momento de descanso para Jesus. Ele passou horas de tranquilidade na casa do seu amigo Lázaro, de Marta e de Maria Madalena.
Terça-feira Santa
Um dia de tristeza para Jesus, que anuncia sua morte aos apóstolos. Ele afirma que há um traidor no grupo, que no caso seria Judas. Apesar de tudo, o Messias parece compreender o seu destino e manifesta o seu amor por todos.
Quarta-feira Santa
As igrejas, especialmente de cidades do interior, fazem a Procissão do Encontro. Os homens partem de um determinado local com a imagem de Nosso Senhor dos Passos. E as mulheres carregam Nossa Senhora das Dores. Esse ritual sagrado é realizado para relembrar o doloroso encontro entre Mãe e Filho. É também nesse dia que é anunciada a traição de Judas.
Quinta-feira Santa
Jesus Cristo se reúne com os apóstolos na quinta-feira santa para a última ceia. Ele lavou os pés dos 12 homens e encorajou o amor ao próximo. Na noite em que reuniu os apóstolos pela última vez, o Jesus ofereceu pão e vinho, que simbolizam o corpo e o sangue.
Sexta-feira Santa
Na sexta-feira santa, Jesus foi preso, açoitado e condenado por Pilatos a crucificação. Além de carregar uma cruz nas costas, ele recebeu uma coroa de espinhos na cabeça. Segundo as tradições, ele foi crucificado ao meio-dia, ao lado de dois ladrões. Jesus morreu às 15h e seu corpo foi colocado em um sepulcro cavado na rocha.
Sábado Santo
Também conhecido como sábado de Aleluia, durante esse dia Jesus permanece morto e tudo parece perdido. Essa data é importante para comprovar que ele morreu de verdade.
Domingo Santo
Jesus esteve morto durante todo o sábado, mas ao amanhecer no domingo de páscoa, ressuscitou. Ele venceu a morte e levantou de sua sepultura, como um sinal de amor, vida, esperança e misericórdia.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.






