A preservação da vegetação nativa é de grande importância ambiental para a capital. Por isso, a Prefeitura de Vitoria promove, na próxima quarta-feira (22), o lançamento da recuperação de restinga na Curva da Jurema. A ação, que conta com a parceria da Zurich Airport Brasil, possibilitará a recomposição de 24 mil metros quadrados de área nesse espaço praial.
A cerimônia será às 9 horas, na praia da Guarderia, na região da Curva da Jurema, contará com a presença do prefeito Lorenzo Pazolini, de representantes da Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o Aeroporto de Vitória, e da sociedade civil organizada.
Com o programa, será possível dar início à recomposição da restinga local, plantando espécies nativas desenvolvidas em viveiro do próprio município que, ao longo da sua execução, permitirão o estabelecimento de um ecossistema natural, favorecendo a flora e a fauna da região.
“A vegetação tem grande importância ambiental, garantindo a proteção da biodiversidade, dos mananciais de água, de barreiras contra o vento, equilíbrio climático, entre outros. Um solo com vegetação preservada mantém sua estrutura, suas características e garante maior segurança”, apontou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Foeger.
Recuperação
A recuperação na Curva da Jurema abrangerá 24 mil metros quadrados de área ao longo de toda a orla entre o Iate Clube e os quiosques. A parceria com a Zurich Aiport também envolverá áreas de restinga no interior do sítio aeroportuário da capital, chegando a 145 mil metros quadrados nesse espaço. Essa recuperação resultou de negociações entre a Prefeitura e a concessionária para resgatar antigas medidas de compensação ambiental definidas na época da expansão do Aeroporto de Vitória.
O município já concluiu a recuperação de 140 mil metros quadrados de área ao longo da praia de Camburi, quando foram plantadas 15.572 mudas, entre espécies rasteiras, arbustivas e arbóreas, além do cercamento das áreas em recuperação.
Compensação ambiental
A recuperação da restinga na região faz parte do Termo de Compromisso Ambiental (TCA), firmado entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), Aeroporto de Vitória e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). O Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD) é uma medida compensatória prevista no TCA, a fim de compensar os impactos gerados por obras feitas na época em que o aeroporto era administrado pela Infraero.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.







