Escolas da rede pública e privada de Vila Velha deverão instalar botões de pânico nas unidades de ensino até março de 2024. Essa medida foi sancionada pelo prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), no dia 24 de fevereiro e publicada no Diário Oficial da Prefeitura nesta quarta-feira (1º).
Esse aparelho é composto por um receptor e um botão de acionamento, que tem comunicação direta com a central de monitoramento da Guarda Municipal. Esse equipamento funciona através de um aplicativo instalado nos celulares dos funcionários das escolas, como coordenadores, professores, diretores e outros.
O autor da Lei Nº 6.786, o vereador Jonimar Santos Oliveira (PSC), afirma que essa medida é preventiva de segurança e o aplicativo deverá ser desenvolvido no prazo de seis meses a contar da data da publicação da Lei. De acordo com a Lei, as escolas terão o prazo de um ano para se adequarem à exigência.
Em 2022, a Prefeitura de Vitória instalou o mesmo tipo de dispositivo nas escolas da Capital após uma invasão em uma escola do bairro Jardim da Penha.







