O dramaturgo José Celso Martinez Corrêa de 86 anos, que estava internado desde a última terça-feira (4), não resistiu aos ferimentos provocados pelo incêndio no seu apartamento e faleceu na manhã desta quinta-feira (6).
Zé Celso teve mais de 50% do corpo queimado após seu apartamento pegar fogo. Além do dramaturgo, estavam no local seu marido, Marcelo Drummond, os amigos Ricardo Bittencourt e Victor Rosa e o cachorro Nagô. Todos inalaram muita fumaça e também ficaram em observação.
Quem era Zé Celso
Nascido em Araraquara, interior de São Paulo, Zé Celso ficou conhecido pela ousadia e a maneira excêntrica de montar suas peças de teatro. Uma das características era provocar e interagir com o público. Suas peças tinham como característica também o uso de músicas e de poesias.
O tropicalismo, movimento do final dos anos 70 também era característica dos seus trabalhos. Zé Celso chegou a estudar direito, não concluiu o curso, mas foi na faculdade que articulou e montou o o Grupo de Teatro Amador Oficina, no final da década de 1950.
No início dos anos 80, o teatro foi tombado como patrimônio histórico. Como legado fica uma obra que ajudou a definir e modernizar o teatro brasileiro. Em junho deste ano, o dramaturgo se casou com Marcelo Drummond, com quem mantinha um relacionamento há quase 40 anos.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.