O Centro de Vitória deve contar com mais de 100 câmeras urbanas e patrimoniais espalhadas durante os dias de carnaval. A informação foi divulgada pela Prefeitura de Vitória, que destacou que a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) montou um planejamento estratégico para que os foliões possam aproveitar ao máximo e em segurança.
Ao todo, são 107 câmeras com operadores da Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom) da Guarda de Vitória, sendo 58 instaladas na região do Centro, onde irá circular a maior parte dos blocos, e mais 49 no Sambão do Povo, onde estão previstos shows após o encerramento dos blocos, de sábado a segunda-feira.
“Um trunfo deste planejamento é a tecnologia. O monitoramento pelas câmeras é permitir que mais ‘olhos’ da segurança pública observem a ação de suspeitos, contando inclusive, com um ângulo diferente dos agentes que estão na rua. A partir do momento que um operador das câmeras identifica qualquer ação suspeita, os agentes da Guarda de Vitória são deslocados para o ponto. É a possibilidade de ampliar o patrulhamento e inibir ações criminosas”, explica o secretário de Segurança Urbana, Amarílio Boni.
Posto de Comando
Um Posto de Comando Integrado será montado na Praça Costa Pereira para abrigar esses equipamentos e operadores, além de centralizar as tomadas de decisões da Guarda de Vitória, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar e servir de base de apoio para as equipes atuantes.
A Guarda Civil Municipal de Vitória contará com cerca de 380 agentes distribuídos estrategicamente na cidade para realizar as rondas de forma alinhada com a Polícia Militar.
Monitoramento
A vigilância por câmeras é um recurso usado no dia a dia da segurança pública em Vitória. A cidade é vigiada por um total de 841 câmeras, além de contar com 106 câmeras do Cerco Eletrônico para identificar carros suspeitos ou apreender veículos com restrição de furto ou roubo.
*Com informações da Prefeitura de Vitória
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui