4 de fevereiro de 2026
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

Primeiras doses da vacina contra dengue já chegaram ao Brasil

Chegou ao Brasil no último sábado (20), a primeira remessa da vacina contra a dengue, que será oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Foram 720 mil doses recebidas pelo governo. A vacina, oferecida sem cobrança pelo laboratório japonês Takeda Pharma, se trata do imunizante Qdenga.

Continua após a publicidade

Segundo o Ministério da Saúde, as doses recebidas nesse sábado passarão pelo processo de liberação da Alfândega e da Anvisa, em seguida sendo enviadas para o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde. Os trâmites devem ser concluídos ao longo da próxima semana, informou a pasta.

Ao todo, o Brasil receberá gratuitamente um total de 1,32 milhão. Além disso, o governo comprou 5,2 milhões de doses que serão gradualmente entregues até novembro.

Continua após a publicidade

As 6,52 milhões de doses da vacina representam a capacidade total disponível no laboratório para este ano.

Diante da limitação de produção do laboratório, o Ministério da Saúde acordou, em conjunto com os conselhos das Secretarias de Saúde de estados e municípios, os critérios para a distribuição das doses pelos municípios. As vacinas serão destinadas a municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior qua 100 mil habitantes.

Com as doses recebidas e adquiridas, pouco mais de 3,2 milhões de pessoas serão vacinadas neste ano, já que o esquema vacinal requer a aplicação de duas doses, com intervalo mínimo de 90 dias entre elas.

Para 2024, o público-alvo serão crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Essa faixa etária concentra o maior número de hospitalizações por dengue, depois de pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A previsão é que as primeiras doses sejam aplicadas em fevereiro.

Pioneirismo

O Brasil é o primeiro país a oferecer a vacina contra a dengue no sistema público universal. O Ministério da Saúde incorporou a vacina contra a dengue em dezembro de 2023.

A inclusão foi aprovada de forma célere pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec).

O imunizante pode ser aplicado em pessoas de 4 a 60 anos de idade para prevenir a dengue, independentemente da exposição anterior à doença e sem necessidade de teste pré-vacinação.

Como funciona

O imunizante utiliza a tecnologia de vírus atenuado, em que a vacina traz o vírus da dengue modificado de forma a infectar, mas não causar a doença. A vacina é composta  por quatro sorotipos distintos.

No esquema de duas doses com intervalo de 90 dias, a vacina teve eficácia de 80,2% contra dengue, com período de proteção de 12 meses após o recebimento da segunda aplicação.

Por ser feita com vírus enfraquecido, a vacina é contraindicada para gestantes, lactantes, pessoas com algum tipo de imunodeficiência ou sob algum tratamento imunossupressor. Por esse motivo, a Anvisa ainda não aprovou a aplicação em idosos, que poderiam desenvolver a doença por terem imunidade mais baixa.

*Com informações da Agência Brasil

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui

Continua após a publicidade
Redação
Redação
Equipe de jornalismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Temp. Agora
23ºC
Máxima
29ºC
Mínima
22ºC
HOJE
04/02 - Qua
Amanhecer
05:26 am
Anoitecer
06:23 pm
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
1.54 km/h

Média
26ºC
Máxima
28ºC
Mínima
24ºC
AMANHÃ
05/02 - Qui
Amanhecer
05:27 am
Anoitecer
06:23 pm
Chuva
19.52mm
Velocidade do Vento
3.43 km/h

De deuses a sarcasmo: por que Percy Jackson continua sendo meu...

Ana Morelli Nunes

Leia também