A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) lançou, na última quinta-feira (11), o novo Painel de Monitoramento de Crimes Contra a Mulher. A ferramenta, disponível na aba de estatísticas do portal on-line da Secretaria, agrega dados dos principais crimes cometidos contra mulheres em todo o Espírito Santo.
Essa iniciativa da Sesp visa aumentar a transparência dos dados, seguindo a diretriz do Governo do Estado. Desde 2019, a Sesp tem lançado diversos painéis, complementando os dados de crimes letais já existentes, como os de Crimes Contra o Patrimônio, Mortes no Trânsito e Furto e Roubo de Cargas. Agora, com o Painel de Monitoramento de Crimes Contra a Mulher, a Sesp dá mais um passo significativo no combate à violência de gênero.
Atualização constante dos dados
O novo painel disponibiliza números de diversos tipos de crimes cometidos contra mulheres. Os dados de homicídios e feminicídios são atualizados diariamente. Isso significa que, se um crime ocorrer na segunda-feira, ele será registrado na ferramenta até a terça-feira. É importante destacar que esses registros são incluídos com a classificação inicial dada pela Polícia Civil, podendo ser alterados conforme a investigação evolui.
Estatísticas de violência doméstica, ameaça, lesão corporal, perseguição, estupro, entre outros crimes, são atualizadas mensalmente. Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Eugênio Ricas, essa é uma importante entrega para a sociedade capixaba, demonstrando a evolução no combate à violência contra mulheres.
“Nosso Estado ainda enfrenta a cultura do machismo, resultando em um volume significativo de violência doméstica contra mulheres, além de outros crimes como atentado sexual e perseguição. Com esse painel de monitoramento, nosso principal objetivo é dar visibilidade ao problema, oferecer transparência sobre o que realmente acontece e auxiliar outras instituições que precisam se envolver nessa luta. A violência contra a mulher não se resolve apenas com ações de segurança. É necessário ampliar a visão sobre este tema, como já temos feito”, afirmou Ricas.
Ferramenta para políticas públicas
A gerente de Proteção à Mulher da Sesp, delegada Michelle Meira, destacou a importância da nova ferramenta para a população, meios de comunicação e gestores das instituições que compõem a rede de enfrentamento à violência contra a mulher. “Todos poderão acessar as informações disponibilizadas pela segurança pública para entender como a violência contra a mulher se manifesta em seu território. O painel servirá como fonte para elaboração ou melhoria de políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher”, afirmou Meira.
O gerente do Observatório da Sesp, Carlos Augusto Gabriel de Souza, reforçou que a criação deste painel assegura à sociedade capixaba acesso a informações precisas e atualizadas sobre a violência contra a mulher. “Estamos confiantes de que o Painel de Monitoramento da Violência Contra a Mulher será uma ferramenta poderosa para promover mudanças significativas na luta contra a violência de gênero”, pontuou Souza.
O Painel de Monitoramento da Violência Contra a Mulher já está disponível no site da Sesp e pode ser acessado aqui.







