A artista Ione Reis (@ionereisart) apresenta sua primeira exposição individual, intitulada “Beira Mangue”, que será inaugurada no dia 15 de agosto, às 19h, na Casa Flor, localizada no Centro de Vitória. A exposição, que se estenderá até o dia 28 de setembro, explora uma poética que valoriza o corpo preto, suas memórias, expressões e culturas, com o objetivo de ressignificar a imagem estereotipada e marginalizada das pessoas pretas, abordando as diferentes formas de invisibilização que as atravessaram durante e após a diáspora africana.
“Beira Mangue” é fruto de uma residência artística realizada por Ione Reis em parceria com o professor e amigo Raimundo Carvalho, na comunidade de Santa Martha, em Vitória. Inspirada pelas vivências no mangue, Ione cria pinturas que compõem a exposição, as quais refletem a identidade e o cotidiano dos moradores dessa região.
O texto curatorial da exposição, escrito por Raimundo Carvalho, destaca a força democratizadora da arte de Ione Reis, que utiliza o graffiti como meio de intervenção política e ativismo. Diferente dos outdoors publicitários que ocultam a paisagem do manguezal e refletem uma busca delirante pela ascensão social, as pinturas de Ione revelam esse território marginalizado, mantendo-o presente no espaço urbano de Vitória.
A singularidade do trabalho de Ione está em contrapor a essa miopia sistêmica com um olhar generoso, que ilumina corpos negros retirados das sombras, mostrando sua humanidade em seu cotidiano, à beira do mangue. A exposição “Beira Mangue” não se limita a oferecer uma nova visão gloriosa de seres subalternizados, mas sim, afirma de forma pura e simples a vida e as experiências da comunidade negra nesse espaço de encantamento, que coexistem ao lado da distopia metropolitana.
Serviço:
- Abertura: 15 de agosto, às 19h
- Período da Exposição: 15 de agosto a 28 de setembro
- Local: Casa Flor, Gama Rosa, 231 – Centro de Vitória