O Ministério da Educação (MEC) divulgou o cronograma e os procedimentos para a complementação de informações das inscrições do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), adiadas para o segundo semestre de 2024, conforme edital publicado no Diário Oficial da União (DOU).
Os candidatos pré-selecionados devem complementar as informações no sistema de inscrição até às 23h59 do dia 2 de agosto, através do site do Fies. Após essa etapa, é necessário que os candidatos compareçam à comissão da instituição de ensino superior para validação das informações prestadas, no prazo de até cinco dias após a complementação da inscrição.
Posteriormente à validação pela comissão, os pré-selecionados devem dirigir-se ao banco onde será contratado o financiamento, com a documentação exigida. A assinatura do contrato para o financiamento das mensalidades da faculdade particular só ocorrerá após a aprovação pelo agente financeiro.
A apresentação de informações ou documentos falsos implicará na reprovação do candidato no processo seletivo do Fies.
Os critérios para participação incluem estudantes selecionados para o Fies no segundo semestre de 2023 ou no primeiro semestre de 2024, cuja conclusão da inscrição foi adiada para o segundo semestre de 2024. Na primeira fase de seleção, puderam se inscrever estudantes que participaram do Enem a partir de 2010, com média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.
Em relação à renda familiar mensal, o limite por participante é de até três salários mínimos (R$ 4.236/mês em 2024). O percentual de financiamento dos encargos educacionais será definido conforme o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita e o encargo educacional cobrado pela instituição de ensino superior.
O MEC criou uma página na internet com um tira dúvidas sobre o Fies.