Na estreia do tiro com arco nas Olimpíadas de Paris 2024, os atletas brasileiros Marcus Vinícius Almeida e Ana Luiza Caetano garantiram a classificação do Brasil para a competição de duplas mistas. Realizadas na Esplanada des Invalides, as provas de ranqueamento revelaram desempenhos impressionantes por parte dos arqueiros.
Marcus Vinícius Almeida, atual número 1 do ranking mundial e eleito o melhor arqueiro do mundo de 2023 pela World Archery, conquistou 673 pontos no arco individual, terminando na 17ª posição. Ana Luiza Caetano também teve uma performance destacada, com 660 pontos, ocupando o 19º lugar. Juntos, os atletas brasileiros alcançaram a 10ª posição na classificação geral entre as 16 duplas que competirão nas provas mistas.
“O principal era classificar a equipe mista, que foi o que a gente fez. Agora é seguir o plano, intensificar os treinamentos também para o misto. Estamos prontos, sabemos o que precisamos fazer na hora. Agora é ter calma e trabalhar bem até o dia da prova”, projetou Marcus, que competiu sob um calor intenso de 35 graus em Paris. Além do calor, Marcus enfrentou a instabilidade do vento, que variou de forma lateral e frontal durante a competição. Das 72 flechas disparadas, ele acertou sete no alvo e 28 na área dos 10 pontos, com 34 acertos na zona dos nove pontos e apenas três na de oito pontos. O sul-coreano Kim Woojin liderou o ranqueamento com 686 pontos.
Ana Luiza Caetano disputará as eliminatórias das duplas mistas ao lado de Marcus D’Almeida no próximo dia 2 de agosto, a partir das 5h46 (horário de Brasília). Na próxima terça-feira (30), Ana Luiza competirá na disputa individual feminina a partir das 7h (horário de Brasília), enquanto Marcus participará da competição masculina, com início às 8h (horário de Brasília). As eliminatórias das duplas mistas ocorrerão a partir das 5h46 de 2 de agosto.