Você já se perguntou se o treinamento resistido intenso pode transformar suas fibras musculares de tipo I em tipo II? Ou vice-versa? Bem, vamos esclarecer esse assunto!
Você pode ter ouvido falar sobre estudos que sugerem que diferentes tipos de treinamento podem alterar a composição das fibras musculares. Alguns estudos apontam para leves aumentos na porcentagem de fibras de tipo I ou tipo II após treinamento de endurance ou treinamento resistido intenso. No entanto, especialistas concordam que isso pode ser devido a uma classificação equivocada das fibras.
A verdade é que, sob condições normais, não há uma conversão direta de fibras musculares de tipo I para tipo II, ou vice-versa. As fibras musculares têm características específicas que as diferenciam, e essas características tendem a permanecer relativamente estáveis, mesmo com o treinamento.
Então, o que acontece quando você se engaja em diferentes tipos de treinamento?
Bem, quando você se dedica ao treinamento resistido, como levantamento de peso, por exemplo, seu corpo responde aumentando o tamanho das fibras musculares existentes e melhorando sua capacidade de gerar força. Isso é conhecido como hipertrofia muscular. Especificamente, o treinamento resistido tende a resultar em um aumento na área de seção transversa das fibras musculares de tipo II, as quais são responsáveis pela produção de força explosiva e rápida.
Por outro lado, o treinamento de endurance, como corrida de longa distância, tem um efeito diferente nas fibras musculares. Ele pode levar a uma redução no tamanho das fibras musculares de tipo I, que são mais associadas à resistência muscular de longa duração. No entanto, o treinamento de endurance geralmente não causa grandes mudanças no tamanho das fibras musculares de tipo II.
Portanto, embora o treinamento possa alterar a área de seção transversa muscular de determinado tipo de fibra, como a hipertrofia das fibras tipo II no treinamento resistido, a porcentagem geral de cada tipo de fibra muscular tende a permanecer relativamente constante.
O importante a ser entendido é que tanto o treinamento resistido quanto o de endurance têm seus benefícios únicos. O treinamento resistido é excelente para desenvolver força e potência, enquanto o treinamento de endurance é ótimo para melhorar a resistência e a saúde cardiovascular.
Portanto, não se preocupe tanto com a conversão de fibras musculares. Em vez disso, concentre-se em encontrar uma variedade de exercícios que atendam às suas metas e interesses. E lembre-se sempre de incluir um mix saudável de treinamento resistido e de endurance em sua rotina de exercícios para obter os melhores resultados gerais para sua saúde e condicionamento físico.