terça-feira, 26 de novembro de 2024

Incontinência urinária afeta 45% das mulheres brasileiras; entenda

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a incontinência urinária atinge 45% das mulheres e 15% dos homens acima de 40 anos de idade. O problema é a perda involuntária da urina pela uretra. e pode ocorrer em mulheres, homens e crianças.

Continua após a publicidade

Especialistas destacam que na incontinência urinária em geral, a causa mais comum é o mau funcionamento da bexiga, chamado bexiga hiperativa. Que é quando a pessoa está parada e, do nada, dá uma vontade urgente de urinar. E se não urinar, a urina vaza. Ocorre em homens e mulheres.

Em crianças, a incontinência mais comum resulta de problemas neurológicos ou relacionados ao aprendizado da micção, no momento da retirada das fraldas. Nos homens, Fornari especialistas afirmam que é mais comum com o passar da idade, já na fase idosa.

Continua após a publicidade

O distúrbio, geralmente, pode estar relacionado a problemas neurológicos ou a problemas da próstata, causa mais comum.

Nas mulheres

Nas mulheres, que é mais comum, há a incontinência urinária de esforço. Que é quando, por exemplo, a mulher tosse, espirra, levanta peso e perde urina.

O história familiar é considerado por especialistas como o maior fator de risco para as mulheres. Geralmente, está relacionado a um problema que é o esfincter, músculo que fica na saída da urina e que tem que segurar a urina mas que, por algum motivo, não está segurando bem.

Especialistas afirmam que, nas mulheres, o mais comum é ter incontinência urinária a partir dos 45 anos ou 50 anos. Nos homens, quanto mais idosos e com mais problemas de próstata, maior a incidência.

Tratamento

O primeiro passo para o tratamento, e mais importante de todos, segundo o especialista, é ver qual é o tipo de incontinência urinária. Considerando o mais comum, que seria a bexiga hiperativa, o tratamento pode ser com fisioterapia e medicação, que resolvem 85% dos casos. Nos casos em que esses dois tratamentos não funcionem, pode-se fazer aplicação de botox na bexiga ou implante de um marcapasso nesse órgão.

Quando é problema de próstata, recomenda-se medicação ou alguma cirurgia. No caso de incontinência urinária de esforço, que dá mais em mulheres, o tratamento é fisioterapia ou cirurgia, quando se coloca uma tela embaixo da uretra para dar sustentação e melhorar o funcionamento do músculo esfincter, que não estava segurando a urina.

A orientação à mulheres e homens afetados pelo distúrbio da incontinência urinária, é de que procurem um urologista, que é o médico especialista no trato urinário. Dentre as possibilidades de cura, há a cirurgia, às vezes algumas sessões de fisioterapia resolvem. Outras vezes, tem que botar um marcapasso para a bexiga.

Leia também:

Gastroenterite: cuidados devem ser redobrados no verão

 

Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
04:52 am
Anoitecer
06:05 pm
18ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
1.03 km/h
27/11
Qua
Mínima
20ºC
Máxima
27ºC
28/11
Qui
Mínima
22ºC
Máxima
29ºC
29/11
Sex
Mínima
23ºC
Máxima
31ºC
30/11
Sáb
Mínima
24ºC
Máxima
30ºC
Colunistas
Cristiane Martins

Novembro Negro: reflexão, resistência e empoderamento das mulheres negras

Leia também