Nos dias 06 e 05 de fevereiro, a Trupe Barroca, especializada em música barroca, apresentará “Catone in Utica”, na versão de Antonio Vivaldi, na Casa da Música Sônia Cabral, no Centro de Vitória, às 19h30.
A apresentação trará a ópera para o contexto político do Brasil das décadas de 1920 e 1930
Uma ópera do século XVIII, montada pela primeira vez na América Latina. A entrada é gratuita, mas é necessário se inscrever pelo . A classificação indicativa é de 13 anos.
O libreto original, de 1727, foi escrito por Pietro Metastasio. Da música original de Vivaldi, foram preservados o segundo e terceiro atos – os dois que serão apresentados em Vitória. A obra relata um conflito (fictício) que ocorre em Útica, no norte da África, entre o senador republicano Catão, o Jovem (Catone) e o imperador Júlio César (Cesare).
Em paralelo, relata o drama da viúva de Pompeu, Emília, que deseja se vingar de César pela morte de seu marido; e do amor de Marzia, filha de Catão, por Júlio César. Em meio a intrigas políticas e conflitos pessoais, a ópera revela a complexidade das relações humanas, a tragédia da guerra e a disputa pelo poder.
A montagem de “Catone in Utica” de A Trupe Barroca conta com um aspecto especial: a ópera será transportada para as décadas de 1920 e 1930 do Brasil, traçando paralelos entre os contextos políticos das duas épocas. A música é de Antonio Vivaldi, que apresentou sua versão do drama de Metastasio pela primeira vez em 1737.
A performance será executada pela Orquestra A Trupe Barroca, sob a regência do maestro Sérgio Dias. O elenco conta com Rafael Ribeiro (tenor) no papel de Catone, Sávio Fàschét (contratenor) como Cesare, Lorena Espina (mezzo-soprano) interpretando Emilia, Calebe Faria (barítono) no papel de Fulvio, Michelle Magnago (mezzo-soprano) como Marzia e Lorena Pires (mezzo-soprano) como Arbace. A direção cênica fica a cargo de Tamara Lopes, com a direção artística conduzida por Washington Sielemann.
A Trupe Barroca se dedica ao trabalho de resgate da música antiga. Em 2017, assumiu a proposta ousada de se dedicar exclusivamente ao repertório dos séculos XVII e XVIII, utilizando-se de instrumentos históricos ou cópias perfeitas e investindo em pesquisa e nas sutilezas das interpretações historicamente orientadas. A orquestra possui o maior acervo de instrumentos históricos do Brasil.
A Trupe Barroca apresenta a ópera “Catone in Utica”, de Antonio Vivaldi
Datas: 05/02 e 06/02 às 19h30
Local: Casa da Música Sônia Cabral, rua São Gonçalo, Centro de Vitória.
Classificação indicativa: 13 anos
Leia também:
Casa Porto recebe “Manguezal: múltiplos olhares” na próxima sexta-feira (2)







