Conceição do Castelo é um município localizado na região sudoeste serrana do estado, a 120 km da capital.
Inicialmente, a região era habitada pelos índios Puris ou Botocudos.
No princípio do século XVIII a região começou a ser ocupada pelos portugueses atraídos pelas perspectivas de riquezas minerais e riquíssimas fertilização do solo, iniciando assim a conquista nas regiões costeiras na Província por eles denominada Espírito Santo.
No ano de 1752, ricas minas de ouro foram descobertas e o número de habitantes começou a aumentar.
Anos depois, em 1871, a região que era um Aldeamento foi elevada à categoria de Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Aldeamento Imperial Afonsino. Em seguida, surgiu à primeira paróquia da região de minas de castelo, a igreja N. Sª da Conceição do Aldeamento Imperial Afonsino, foi reformada e em 1900, D. João Batista de Correia Nery, primeiro Bispo do Espírito Santo, presidiu a sua consagração.
Em 1901, Conceição do Castelo passou a ser distrito de Cachoeiro de Itapemirim. Em 1928 foi criado o município de Castelo e o distrito de Conceição do Castelo passou a pertencer a Castelo, sendo elevado à categoria de vila.
Conceição do Castelo se tornou município em 1963 através de a um projeto de lei apresentado na Câmara de Castelo, para emancipar Conceição do Castelo.
Conceição do Castelo
O nome Conceição do Castelo surgiu de dois fatos curiosos.
Um é o fato de que a impressão causada a um desbravador que, vindo da costa litorânea, deparou com uma alta muralha que parecia um castelo.
Outro fato é que, em homenagem à Padroeira da Paróquia, surge a denominação “Conceição do Castelo”.
Leia também: