Respeito, igualdade, reflexão, foram alguns dos sentimentos que marcaram a abertura da 6ª edição do Festival de Cinema de Santa Teresa (FECSTA), que lotou o Palácio Sônia Cabral, no Centro Histórico de Vitória, na noite desta sexta-feira (14).
Para celebrar a noite, uma palestra com Rita Von Hunty, atriz, educadora, professora, youtuber, drag queen, que é muito à frente do nosso tempo, na forma como se comunica, ensina e abre nossos olhos, quando o assunto é a retirada de direitos sobretudo da comunidade LGBTQIAPN+.
Quem compareceu a antiga sede da Assembleia Legislativa, assistiu a uma aula sobre história, pedagogia, amor e ódio. Sim, ódio. Na palestra, que durou pouco mais de uma hora, Rita nos explicou o porque a sociedade insiste em expandir o ódio contra classes povos, gêneros culturas. E tudo explicado com dados, números, estatísticas.
A aula começou com a história da restruturação do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, com o ministro Silvio de Almeida à frente da pasta, passando por Paulo Freire, até chegar em pensadores de países africanos. Uma aula de língua portuguesa, sobretudo da forma como a linguagem evolui, até debatermos pronomes neutros.
Rita é fora da curva, é uma gota de respiro em meio ao caos, em meio a tanta maldade. Rita é ver que ainda há tempo, que há esperança por dias melhores para a comunidade LGBTQIAPN+.
E você não precisa ser nada desta sigla para se indignar e tentar mudar um panorama sombrio e violento que assola toda a comunidade a séculos. E a sensação é que estamos regredindo. Tudo isso foi explanado nas duas sessões que abriram o FECSTA.
Com pontos delicados, mas necessários, e abordados com clareza, Rita não só nos ensinou muita coisa, como fez questão de pedir que tudo que ali fosse conversado, explicado, fosse replicado quando cada um saísse de lá.
“Eu peço que conversem, dialoguem dentro da esfera de vocês, tudo que aqui foi conversado, ensinado, debatido. É preciso aumentar as vozes, os espaços, as falas”, contou.
A procura pela palestra foi tão grande, que foi preciso abrir uma outra sessão. Todos os lugares ficaram ocupados e o público muito atento.
FECSTA
O Festival de Cinema de Santa Teresa é um sucesso e chega na sua 6ª edição entre os dias 27 e 29 de julho para movimentar toda a cidade da região serrana com filmes, música, cultura e arte. A programação você pode conferir nas redes sociais do Festival.
A organizadora do festival, Luiza Lubiana contou que a ideia de trazer Rita para dar uma aula na abertura do festival, foi pelo sucesso do ano passado.
“Na última edição, Rita deu uma aula na praça do centro de Santa Teresa. Foi um sucesso! Este ano ela volta para falar aqui no Centro de Vitória, um lugar histórico pela resistência e luta das minorias”.