Contato com a natureza, preservação, conhecimento, diversão e esporte. Essas são algumas coisas que podem ser aproveitadas nos parques urbanos e naturais da capital do Estado. O portal O Capixaba separou uma listagem dos parques para a diversão.
Parques
Vitória possui dez parques urbanos, destinados a propiciar recreação, lazer, turismo, esporte, entre outras atividades. A cidade conta, ainda, com parques naturais (unidades de conservação), destinados a promover a preservação de ecossistemas naturais.
São áreas de grande relevância ecológica e beleza natural, que possibilitam a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e recreação, como é o caso da Fonte Grande e Gruta da Onça.
Confira a lista dos parques:
- Parque Pedra da Cebola – localizado entre as ruas Ana Vieira Mafra e João Baptista Celestino (acesso ao estacionamento) e a Avenida Fernando Ferrari, possui extensas áreas verdes e belos cenários para piqueniques, caminhadas e atividades afins.

- Parque de Barreiros – acesso pela Rodovia Serafim Derenzi ou pela Rua Mestre Ângelo, em São Cristóvão. Pés de mangueiras, cajueiros, jaqueiras, abiuzeiros, ingazeiros, jamelões e abricoteiros se espalham, compondo a região mais plana do parque. Uma nascente dá origem ao córrego que atravessa o parque em sua parte lateral.
- Parque Pianista Manolo Cabral – acesso pela Rua Chapot Presvot, Praia do Canto ou pelas ruas Guilherme Serrano e Nicoleti Madeira, no Barro Vermelho. O parque tem pistas de caminhada, guaritas de segurança, vigilância patrimonial, bicicletários e banheiro público com acessibilidade.
- Horto de Maruípe – Avenida Maruípe, Maruípe. Um local com belo cenário, recoberto pelo verde e colorido pelas flores. As águas de uma nascente descem das encostas, formando lagos e um córrego cheio de curvas. Aves e peixes ajudam a entreter quem transita por ali, reforçando, ao mesmo tempo, a proximidade dos visitantes com a natureza.
- Parque Padre Alfonso Pastore – Parque aberto, formado por cinco praças entre as avenidas Nicolau Von Schilgen, Antônio Borges ou Construtor Davi Teixeira. É um ambiente propício para contemplar a natureza original da região e observar as aves silvestres.
- Parque Moscoso – Avenida República, Centro. São aproximadamente 24.000 m² de área, constituindo-se num ambiente de tranquilidade em meio à correria do centro da metrópole.
- Atlântica Parque – Localizado na Avenida Dante Michelini, próximo ao Viaduto Araceli Crespo, em Jardim Camburi. É uma opção de lazer ao ar livre para toda a família e para quem gosta de praticar esportes. São 19.000,00 m² com bicicletários, campo de futebol de grama sintética, pista de bicicross, pista de skate, playgrounds, pracão, deques, mirante de contemplação, espaço para musculação e ginástica funcional, pergolados, banheiros públicos, jardins e bancos.

- Parque Barão de Monjardim – Acessos pelas ruas Engenheiro Alencar Araripe, no Bairro Santa Cecília; Flávio Abaurre, em Bairro de Lourdes; e José Francisco Bertholdo, no Bairro Santos Dumont. O parque conta com campo de futebol de grama sintética, playground, Academia Popular para a Pessoa Idosa, banheiros públicos, vestiário, jardins e bancos.
- Parque Cultural Reserva Vitória – Fica na Avenida Marília Scarton Coutinho, na Enseada do Suá, próximo ao acesso à Ilha do Boi. O parque possui ruas de pedestres, paisagismo com centenas de árvores, espécies diferentes de plantas e um espelho d’água de 40 m².
- Parque Fonte Grande – Avenida Serafim Derenzi, Grande Vitória. É um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica protegida por Lei em área urbana do país.

Centro de Educação Ambiental e Auditório. Foto: PMV - Parque Gruta da Onça – Entrada pela Rua Barão de Monjardim, que fica próxima à Casa do Porto das Artes Plásticas, no Centro de Vitória. É um espaço ideal para trilhas entre nascentes e riachos, cercados de exuberante vegetação de Mata Atlântica.
Os horários de funcionamento podem ser acessados neste link.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.







