O filme Yellow Submarine, baseado na canção homônima dos Beatles, começa em Pepperland, uma espécie de paraíso terrestre há 80 mil léguas no fundo do mar. Terra onde nunca há inverno e no qual a brisa carrega o som da música e de risadas a todo canto, Pepperland tem sua história tragicamente alterada pela invasão dos Malvados Azuis.
Tomada em um ataque surpresa, os habitantes dessa terra paradisíaca não podem mais rir, cantar ou tocar música e são vigiados constantemente para que não o façam. Um dos principais grupos desse país musical é a famosa Banda do Clube dos Corações Solitários do Sargento Pimenta, também conhecida como Sgt. Pepper ‘s Lonely Hearts Club Band, que tem os seus integrantes transformados em estátuas.
Essa situação, no entanto, muda com uma intervenção nada militar com a ajuda dos Beatles. Capitaneada por Ringo Starr, o quarteto de Liverpool restaura a música e a alegria aos corações da população de Pepperland que volta a ouvir a música da sua Banda do Clube dos Corações Solitários do Sargento Pimenta.
Toda essa digressão foi feita para unir duas datas muito significativas para o calendário musical de julho. A primeira é do dia do Mestre da Banda, dia 11, e a segunda, o dia Mundial do Rock, dia 13.
Por ser pouco abordada, vou começar pelas comemorações do dia 11. Pode não parecer, mas para a música o dia do Mestre da Banda é tão importante que a sua celebração foi definida no dia do nascimento de Carlos Gomes, que além de grande compositor foi músico de banda. Além dele, outros grandes compositores vieram das bandas. É o caso de Giuseppe Verdi, Zequinha de Abreu e Chiquinha Gonzaga.
Muito mais do que grupos musicais que preservam seus dobrados e marchas, as bandas desempenham um relevante papel na educação musical nas cidades do interior do Brasil. O frevo pernambucano, por exemplo, surgiu nas bandas daquele estado.
O pilar dessa instituição musical é o Mestre da Banda, cuja função não se limita à regência. Seu papel é de educador musical, conselheiro e compositor. Tem a missão de ensinar crianças e adultos e, em alguns casos, providenciam ajuda material aos seus alunos.
Graças a essa figura, a Banda de Música se tornou tão forte em nosso imaginário que foi fonte de inspiração para Chico Buarque.
A BANDA – CHICO AO VIVO – 1966
Se isso não fosse suficiente, hoje qualquer grupo de músicos é chamado de Banda. Se fizermos uma busca na internet encontraremos bandas militares, bandas de frevo, bandas de congo e bandas de rock, estilo musical celebrado no dia 13 de julho.
A data foi uma sugestão de Phil Collins e é em referência ao famoso concerto Live Aid, que reuniu várias bandas e estrelas do rock como forma de angariar verbas para o combate à fome na Etiópia.
As apresentações aconteceram em Londres, Inglaterra, e Filadélfia, Estados Unidos, e contaram com nomes como The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins, Eric Clapton e Black Sabbath. Um dos momentos desse grande concerto foi revisitado pelo filme Bohemian Rhapsody.
Apesar do nome, “Dia Internacional ou Mundial do Rock”, o dia 13 de julho começou a ser celebrado somente no Brasil a partir de meados da década de 1990, por iniciativa de duas rádios paulistanas que dedicam sua programação inteiramente ao rock: a 89 FM e a 97 FM.
Apesar de ter sua origem nos Estados Unidos, o gênero se espalhou pelo mundo e sua formação básica (bateria, baixo, guitarra base, guitarra solo e vocais) contaminou outros gêneros musicais e virou sinônimo de juventude. Quem nunca sonhou em ter sua banda de rock e agitar multidões?
O mais interessante é que o gênero ficou tão forte que passou a integrar o repertório de algumas bandas tradicionais do interior do Brasil. É o caso da Fanfarra FAMA Atibaia que incluiu “Welcome to the jungle” em suas apresentações.
FAMA Atibaia Welcome To The Jungle – Guns N’ Roses
Independente de sua preferência musical, o importante é esquentar o mês de julho com música e sorrisos, como faziam os habitantes de Pepperland.
Leia também: