Com a chegada de um novo ano, chegam também as mudanças, inovações e tendências tanto no mercado de trabalho como na economia, na moda e na educação.
Em 2023, temos tendências transformadoras se firmando entre a sociedade e seus vários mercados. Conforme a revista estadunidense Forbes, que atua como uma fonte de informações a respeito de negócios e economia, podemos esperar por um grande avanço tecnológico e digital em 2023.
Já imaginou viver o futuro agora?
Em 2023, podemos esperar pela revolução das máquinas! Acredita-se que este será o ano da tecnologia. O mundo corporativo está prestes a passar pela maior mudança dos últimos tempos, talvez do século!
A transformação digital está por todo lugar, e ninguém pode negar o poder e a influência positiva que ela tem. Por isso, o foco do ano tem alguns dos principais acontecimentos trabalhados nos últimos tempos para se desenvolver.
O futuro é agora! Confira as principais tendências que irão se destacar em 2023.
1. IA em todos os lugares
A Inteligência Artificial já vem se destacando. Com certeza, você conhece a Lu do Magalu ou o Baianinho das Casas Bahia. Esses são apenas alguns dos exemplos.
Como não sendo o bastante, o metaverso também se destacou muito do meio de 2022 para o atual ano de 2023. Mas nem todos têm acesso à nova tecnologia, e ela não está em todos os lugares, ainda.
O mercado varejista será o mais beneficiado com a IA, com mais facilidade na incorporação dos negócios. Ela terá um papel fundamental nas vendas e na criação de relacionamento com os clientes na hora de fazer e pagar compras.
Como vimos recentemente, o iFood foi a mais nova empresa a anunciar que está implementando a entrega autônoma nas compras realizadas por seus clientes. Isso mostra que máquinas e homens estão cada vez mais unidos em elevar o nível e desempenho de suas empresas.
2. Sustentabilidade e tecnologia
Todos temos observado as crises climáticas que estamos vivendo e também sabemos que muito da tecnologia atual não visa à natureza e ao meio ambiente.
Mas é uma realidade que vai mudar em 2023, visto que estão cada vez mais sendo implementadas novas fontes de tecnologias sustentáveis, que prejudicam menos a vida da natureza.
Fontes sustentáveis não só serão preocupações centralizadas nos aparelhos que não vivemos sem, como smartphones, tablets, notebooks e afins, como também serão focadas em melhorar o consumo de energia mundial.
O consumo será mais responsável, o incentivo será maior e a propagação dessa ideia já começou. Logo, podemos ficar atentos às mudanças positivas que estão para ocorrer entre tecnologia e sustentabilidade.
3. Avanço na web (tecnologia blockchain)
Essa forma de tecnologia faz com que o armazenamento em nuvem não seja o único, além de tornar nossas informações armazenadas mais seguras e mais fáceis de serem acessadas.
O avanço dos tokens não fungíveis, ou NFTs, que são representações digitais criptografadas de um ativo real tangível ou intangível, darão a todos novos acessos a experiências únicas. Isso será visto em ingressos para shows, por exemplo. Uma das celebridades que já estão se deslumbrando com as NFTs é o Neymar Jr., craque dentro e fora do campo.
4. Metaverso para todos
O mundo digital, onde a vida acontece como se fosse em uma terra paralela, está tomando cada vez mais espaço e vai fazer de 2023 o seu ano. Nele, o mercado econômico, financeiro e de trabalho serão muito beneficiados pelo metaverso — não que não esteja sendo atualmente. Mas os bons resultados serão ainda maiores. No metaverso, já podemos viver e interagir normalmente e, em breve, se tornarão ainda mais comum reuniões de trabalho e socialização profissional.
5. Mudanças tecnológicas no DNA
Como se já não fosse um ano totalmente futurístico, 2023 ainda tem mais cartas na manga. Uma delas é a edição da natureza, tanto no corpo humano quanto no meio ambiente. Nos humanos, será cada vez mais possível fazer mudanças como a cor dos olhos ou a textura do cabelo.
Na natureza, será mais eficaz a mudança para tornar alimentos mais saudáveis. E os humanos também poderão ser editados; por exemplo, algumas mutações genéticas como problemas de saúde.
6. Tecnologia digital e impressão 3D
Já tem sido muito usada, mas, em 2023, será aprimorada. Muitos testes têm sido feitos no mundo digital, depois são ajustados e editados usando a tecnologia de impressão 3D.
Neste ano, será mais comum ver a tecnologia digital gêmea, que são recriações feitas por cientistas e engenheiros, nas quais se recriam objetos físicos de forma virtual.
Assim, eles podem calcular, com precisão, todos os prós e contras e estar um passo do futuro prevendo problemas e achando soluções. Isso já é feito com carros de fórmula 1 para melhorar o desempenho deles nas corridas.
7. Computação quântica
A computação quântica tem um papel muito importante nas formas de comunicação e armazenamento de informações. Com o avanço dela, teremos computadores incontáveis vezes mais rápidos do que os que conhecemos.
Países como EUA e China estão apostando alto em desenvolver melhor a computação quântica, mesmo ela precisando de uma atenção maior, pelo fato de que pode quebrar outras criptografias de outros países e sistemas de segurança.
8. Robôs humanizados
Os robôs também terão mais atenção e se tornarão cada vez mais úteis para ajudar os humanos em ocasiões especiais. Eles serão mais humanizados e poderão interagir, trabalhar e realizar tarefas mais complexas com precisão e habilidosamente.
A ideia é que os robôs façam parte da nossa vida como companheiros ou funcionários em grande qualidade e desempenho.
Nunca estivemos tão próximos do mundo mencionado em Tomorrowland como agora: a diferença é que estamos indo pelo lado positivo das máquinas!