Os Cartórios de Notas e de Registro capixabas terão alterações em seus horários de funcionamento em razão do feriado de Carnaval, que em 2026 ocorre entre os dias 16 e 18 de fevereiro. Por serem serviços essenciais à população, o Sindicato dos Notários e Registradores do Espírito Santo (Sinoreg-ES) orienta que os cidadãos se informem com antecedência sobre o expediente das unidades em seus municípios.
As mudanças seguem as determinações do Tribunal de Justiça estadual e da Corregedoria Geral de Justiça do ES. Os Cartórios capixabas estarão fechados na segunda (16) e na terça-feira (17), com reabertura na quarta-feira (18), a partir das 12h. De forma geral, a maioria dos estados brasileiros adota ponto facultativo na segunda-feira e na quarta-feira até o meio-dia, mantendo o feriado na terça-feira de Carnaval.
Mesmo durante o feriado, os Cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais devem manter plantões para a realização de registros de nascimentos e óbitos, garantindo a continuidade de serviços essenciais à população.
“O Cartório é uma instituição que acompanha o cidadão em todas as fases da vida, assegurando direitos e promovendo segurança jurídica nos mais diversos atos. No Carnaval, quem vai curtir a folia deve se preparar para a festa, mas também não pode esquecer de se programar diante da necessidade dos serviços cartorários para evitar contratempos. Assim, garante que a demanda seja atendida com planejamento, organização e eficiência”, destaca o presidente do Sinoreg-ES, Marcio Romaguera.
Com 306 Cartórios distribuídos em todos os municípios e distritos do estado, o Sinoreg-ES reforça a importância do planejamento prévio para quem necessita de serviços como escrituras públicas, testamentos, registros de imóveis, casamentos, registros de documentos e de pessoas jurídicas, entre outros atos notariais e registrais.
Sobre o Sinoreg/ES
O Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Espírito Santo (Sinoreg-ES) é a entidade representativa das Cartórios capixabas, responsável por defender os direitos, prerrogativas e interesses da categoria. Atua na promoção da valorização institucional da atividade notarial e registral, no desenvolvimento de soluções para a prestação de serviços aos usuários, além de fomentar o intercâmbio de informações e o aprimoramento técnico dos profissionais do setor.







