A nova sede da Unidade Básica de Saúde Consolação está oficialmente em obras. Nesta quarta-feira, em evento na prefeitura, o prefeito Lorenzo Pazolini assinou a publicação do edital para a construção, que terá um investimento de R$ 15.605.962,85.
O projeto visa modernizar os serviços e ampliar o atendimento em saúde para mais de quatro mil famílias, o que representa cerca de quinze mil moradores da região, incluindo também os bairros Horto, São Benedito, Jaburu, Floresta e parte de Itararé.
O prefeito Lorenzo Pazolini destacou que a obra busca transformar a realidade social da área, garantindo à população o direito a um atendimento de qualidade. Ele mencionou ter visto de perto as dificuldades dos profissionais, que, mesmo com espaço limitado, trabalham com dedicação. A nova unidade, segundo ele, reflete o compromisso da administração em oferecer dignidade e uma assistência em saúde de alto padrão para todos os moradores da capital.
A secretária municipal de Saúde, Magda Lamborghini, afirmou que a nova estrutura trará grandes benefícios para a comunidade. Mais de noventa por cento dos moradores dessas localidades dependem do serviço. Iniciativas como essa, disse ela, promovem uma mudança profunda na vida de muitas pessoas, representando dignidade e respeito pelo cidadão.
Na ocasião, o secretário municipal de Obras, Gustavo Perim, citou outras intervenções planejadas para a rede de saúde, como a ampliação da Unidade de Saúde de Jardim Camburi, as novas UBS de Santo Antônio e de Grande Vitória, a UBS do Bairro República, a sede do Centro de Referência em Atendimento ao Idoso e a primeira Unidade de Pronto Atendimento, no Forte São João. Várias secretarias municipais, afirmou, trabalharam juntas no planejamento dessas ações, buscando inovações e considerando as necessidades de cada região.
Localização
A futura UBS Maria Rangel dos Passos será construída em um local de fácil acesso, em frente ao Residencial Consolação, perto da unidade atual. O terreno já está recebendo serviços de estabilização de encostas, o que permitirá usar toda a área, antes limitada pela forte inclinação do solo.
Conforto e Praticidade
A nova estrutura terá mais salas de atendimento: a unidade atual tem treze consultórios clínicos e três odontológicos. A futura UBS contará com vinte consultórios para clínica geral, medicina e diversas especialidades, além de seis consultórios odontológicos.
Os outros ambientes também serão mais amplos, permitindo a criação de novos fluxos de atendimento, inclusive para doenças transmissíveis, como se viu necessário durante a pandemia. Isso ajudará a evitar aglomerações e a seguir os protocolos de segurança.
Com uma infraestrutura completa, a nova unidade terá salas de vacinação e farmácia maiores, ambientes para coleta de material e curativos, além de espaços para administração e preparo de medicamentos. O local também passará a oferecer serviços inéditos, como uma sala para estabilização de pacientes e um equipamento de radiografia odontológica.
O prédio de dois pavimentos terá acessibilidade total, com rampas e um elevador, garantindo conforto tanto para os usuários quanto para a equipe de saúde.







