Tutores de cães e gatas residentes em Vila Velha já podem se inscrever para procedimentos de esterilização gratuita. A prefeitura iniciou o cadastro para essas cirurgias.
Conforme a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Programa Operacional de Controle Animal (Poca) prioriza lares em situação de vulnerabilidade social e também protetores independentes de animais.
O programa de esterilização gratuita é voltado principalmente para animais sem raça definida, os populares vira-latas, embora haja algumas exceções específicas.
Cadastro para protetores e ONGs
Protetores independentes, associações e ONGs ainda não cadastradas no Poca podem solicitar um registro especial para acessar os benefícios, abrindo um processo eletrônico. As informações estão disponíveis via WhatsApp, no número (27) 99268-3398.
A iniciativa prioriza protetores que resgatam animais abandonados e fêmeas no período de cio.
Segundo a prefeitura, a esterilização gratuita ajuda a controlar a reprodução desordenada, contribui para o bem-estar dos animais e reduz o número de cães e gatos em situação de rua.
“É uma medida preventiva que também influencia a segurança pública e o controle de doenças que podem ser transmitidas dos animais para as pessoas”, afirmou Celso Christo, diretor de Bem-Estar Animal do município.
Os recursos do Poca vêm do Programa Estadual Pet Vida, vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Seama).
Para participar do programa, os responsáveis devem cumprir os requisitos do Edital de Chamamento Público nº 002/2022 e do Decreto Municipal nº 477/2022.
Documentação exigida:
- Documento de identificação com foto do responsável;
- Foto do animal no local onde vive;
- Comprovante de endereço;
- Comprovante de situação financeira, como inscrição no CadÚnico, carteira de trabalho ou holerite, que comprove renda familiar de até três salários mínimos ou condição de vulnerabilidade econômica.
Para esterilização de cadelas, o cadastro deve ser feito neste link. Para gatas, a inscrição é realizada por este outro link. Outra opção é contatar a Ouvidoria Municipal pelo telefone 162, opção 5.






