31 de janeiro de 2026
sábado, 31 de janeiro de 2026

Anatel começa a retirada definitiva de Orelhões em todo Brasil

De ícone a peça de museu: Como os telefones públicos dão lugar à era digital e o que isso significa para o futuro da conectação no Brasil

Continua após a publicidade

Quem aí já teve que virar um ninja da moeda pra fazer uma ligação no meio da rua? Ou, quem sabe, esperou ansiosamente o clássico “chamada a cobrar” pra saber as últimas da família? Se você se identificou, ou se está se perguntando “O quê é um orelhão?”, este papo é pra você! Brincadeiras à parte, preparem-se para um choque de realidade (ou seria de nostalgia?): os orelhões estão com os dias contados no cenário urbano brasileiro.

Com o encerramento das concessões de telefonia fixa, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) iniciou em janeiro a retirada gradual desses “dinossauros” da comunicação. É o fim de uma era que, entre as décadas de 1970 e 2000, foi simplesmente indispensável. Hoje, com um celular no bolso e a internet na palma da mão, a ideia de procurar um orelhão pra fazer uma ligação parece coisa de filme antigo, né? Mas até o ano passado, ainda existiam cerca de 38 mil desses aparelhos espalhados pelo Brasil!

Continua após a publicidade

A extinção não será imediata em todo canto. As grandes cidades são as primeiras a verem seus orelhões partirem para o “museu das telecomunicações”. Mas em locais onde o sinal de celular é fraco ou inexistente, eles ainda resistem até 2028. Jelson Silva, um internauta atento, levanta um ponto importante: “Acho que deveriam deixar alguns telefones públicos espalhados pelo Brasil. Isso é útil em situações de emergência.” E ele não está errado. Quem nunca ficou sem bateria, perdeu o celular ou, na pior das hipóteses, foi assaltado e desejou um pontinho de comunicação?

No entanto, a Anatel tem planos para o futuro. As empresas que antes eram responsáveis pela manutenção dos orelhões – Algar, Claro, Oi, Sercomtel e Telefônica – agora redirecionarão seus investimentos para o que realmente importa no mundo de hoje: redes de banda larga e telefonia móvel. É a tecnologia avançando e nos puxando junto, goste a gente ou não!

O orelhão não era só um telefone, era um marco! Nascido em 1971, pelas mãos da arquiteta sino-brasileira Chu Ming Silveira, seu design único e funcional (sim, aquela curvatura era pra melhorar a acústica!) se espalhou pelo mundo, do Peru à China.

Criados em 1971 pela arquiteta sino-brasileira Chu Ming Silveira, os orelhões não eram apenas funcionais. Viraram design, identidade visual e até personagem coadjuvante da história nacional. Entre as décadas de 1970 e 2000, foram palco de despedidas, declarações e emergências. Quem nunca ouviu um dramático “ligação a cobrar” que atire a primeira ficha.

Recentemente, o objeto voltou aos holofotes ao aparecer no cartaz do filme O Agente Secreto, vencedor do Globo de Ouro e indicado pelo Brasil ao Oscar 2026. Na imagem, Wagner Moura surge dentro da cabine oval, lembrando que a cultura pop também sente saudade do que a tecnologia deixa pra trás.

Segundo a Anatel, ainda existem cerca de 38 mil orelhões no país, sendo mais de 33 mil ativos. Em 2020, eram mais de 200 mil. A retirada se intensifica agora porque as concessões da telefonia fixa, mantidas por empresas como Oi, Claro, Telefônica, Algar e Sercomtel, chegaram ao fim. Sem contrato, sem obrigação legal.

A agência determinou que os recursos antes usados na manutenção dos aparelhos sejam redirecionados para banda larga e telefonia móvel. Progresso é isso, dizem uns. Nostalgia pura, respondem outros.

“Ainda acho útil em emergências, quando falta bateria ou o celular some”, comentou o internauta Jelson Silva, ecoando uma preocupação legítima.

Os orelhões só permanecerão, até 2028, em cidades sem cobertura de celular. Depois disso, silêncio total. Sem toque, sem ficha, sem espera. Talvez o orelhão saia das ruas, mas não sai da memória. Do urbanismo ao cinema, ele provou que até objetos sabem atuar bem. E saiu de cena sem pedir aplauso, só deixando eco.

Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Temp. Agora
25ºC
Máxima
28ºC
Mínima
22ºC
HOJE
20/01 - Ter
Amanhecer
05:16 am
Anoitecer
06:26 pm
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
4.12 km/h

Média
21ºC
Máxima
21ºC
Mínima
21ºC
AMANHÃ
21/01 - Qua
Amanhecer
05:17 am
Anoitecer
06:26 pm
Chuva
92.5mm
Velocidade do Vento
5.38 km/h

Bruxo, Poeta e Geógrafo: A Reconstrução de um Olhar

Fabrício Costa

Leia também