Ainda não há data oficial para o lançamento, mas a próxima geração da Steam Machine incorporará diversos aprendizados da Valve com o Steam Deck. Segundo a fabricante, o dispositivo virá com um mecanismo de verificação que indicará claramente quais jogos rodam bem no sistema.
No entanto, a empresa ressalta que não imporá tantas limitações quanto as exigidas dos desenvolvedores que adaptaram seus títulos para o portátil. O designer Lawrance Yang aponta que a capacidade superior do hardware é a principal razão por trás dessa decisão.
Em declarações ao site Game Developer, ele mencionou que os criadores já podem seguir uma diretriz: qualquer jogo que funcione bem no Steam Deck será compatível com a Steam Machine. Yang também adiantou que o Steam Frame terá um procedimento de certificação um pouco diferente, cujos detalhes finais ainda estão sendo definidos pela Valve.
Steam Machine busca uma experiência que “funcione sem complicações”
O principal objetivo da empresa com esses sistemas de certificação é evitar transtornos para os usuários. Quando um jogo recebe o selo da Steam Machine, o consumidor pode simplesmente iniciá-lo e ter uma experiência considerada plenamente satisfatória.

Como o hardware mantém a essência de um PC, seus donos ainda terão liberdade para fazer ajustes manuais, podendo trocar qualidade visual por desempenho ou vice-versa. A Valve, porém, pretende que isso não seja necessário, nem um processo que precise ser feito manualmente por jogadores menos técnicos.
Em conversa com o Game Developer, a empresa revelou que estendeu essa filosofia ao conector de controles da nova Steam Machine. Segundo o engenheiro Steve Cardinali, o acessório desenvolvido para o novo Steam Controller foi projetado para eliminar problemas de emparelhamento típicos de dispositivos Bluetooth e interferências comuns em equipamentos que usam conectores de 2,4 GHz.

A companhia afirma que a filosofia de algo que “simplesmente funciona” caracterizará todos os aspectos de seus novos hardwares e acessórios. Embora planeje lançá-los em algum momento de 2026, ela ainda não divulgou uma estimativa de preços, que precisará ser definida em um cenário de aumento generalizado nos custos dos componentes.






