14 de janeiro de 2026
quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

Luiza Dutra abre 2026 com o Projeto Ensaios

Cantora capixaba inaugura o Projeto Ensaios na Thelema com show gratuito, músicas inéditas e a força criativa do Festival Entrelaços

Continua após a publicidade

Dizem que o ano só começa depois do primeiro bom show. Se for verdade, 2026 já estreia afinado no Centro de Vitória. Nesta quinta feira, a cantora Luiza Dutra sobe ao palco da Thelema para abrir a temporada do Projeto Ensaios, com entrada gratuita, repertório autoral e aquela mistura boa que faz a MPB conversar com o jazz, o samba e a curiosidade de quem chega sem saber exatamente o que vai ouvir, mas sai sabendo que valeu a pena.

Luiza apresenta canções do álbum Meu Canto, lançado em 2024, além de singles já conhecidos como Coração Tatuado, Dentro de Mim, Dúvida e Quebra Cabeça. O tempero extra fica por conta de duas músicas inéditas, uma delas já batizada de Tropical e outra ainda em fase de gestação artística. Segundo a cantora, cantar algo inacabado é quase um laboratório emocional (o público vira cúmplice do processo).

Continua após a publicidade

“Uma das primeiras vezes que Luiza pegou no violão para começar a tocar foi no Thelema (…) A Luiza esteve com a gente em 2023, na 81ª edição do Projeto Ensaios. Ela retornou em 2024 numa edição especial Mulheres na Música. A presença dela nessa segunda etapa do Entrelaços reforça a caminhada que a Thelema e o Projeto Ensaios tem feito junto aos artistas capixabas ou residentes no Espírito Santo, mas também com a presença feminina nesse cenário. A Luiza tem construído uma carreira bonita, passou por vários palcos aqui no estado. Ter o palco do Projeto Ensaios, na Thelema, como um deles é muito gratificante para a gente”, diz Ruth Rangel produtora cultural da Thelema e idealizadora do Projeto Ensaios e Festival Entrelaços.

A canção só se completa quando encontra quem escuta”, afirma Luiza, em sintonia com uma ideia bastante defendida por pesquisadores da música popular brasileira, como o crítico musical Zuza Homem de Mello, que via o palco como espaço de experimentação e escuta ativa.

Mais do que cenário, a Thelema se consolidou como ponto estratégico da cultura independente capixaba. Para Luiza, o espaço cumpre um papel que vai além do artístico. “A Thelema cria público, aproxima o artista das pessoas e ajuda a manter vivo um Centro que muitas vezes é esquecido pelo poder público”, diz a cantora. Não é pouco. É resistência com ritmo e rima.

O show integra o Festival Entrelaços, realizado por meio do Edital de Programação Continuada de Espaços Culturais, com recursos do Funcultura e da Lei Aldir Blanc, via Secretaria da Cultura. Criado em 2025, o projeto se transformou em festival ao oferecer programação gratuita e multilinguagem, fortalecendo artistas locais e gerando renda no setor cultural. Cultura continuada não é luxo, é estratégia.

 

SERVIÇO

Projeto Ensaios 2026 – Show Luiza Dutra
Quinta-feira, 8/01, as 20h
Espaço Thelema, Centro de Vitória
Entrada gratuita
Crédito/Foto: Ingrid Welida

Continua após a publicidade
Daniel Bones
Daniel Bones
Sou o "Severino do Audiovisual Capixaba", já atuei em diversas áreas como fotografia, edição, sou ator, compositor, produtor e diretor de filmes e TV. Gosto de contar histórias. Ponto Final. (...) Aqui, minha coluna é cultural, mas vive com uma dor postural. Eventos, Arte, Cultura, Cinema e Teatro são comigo aqui! Se quiser, siga essa doideira ai!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Temp. Agora
25ºC
Máxima
28ºC
Mínima
23ºC
HOJE
14/01 - Qua
Amanhecer
05:12 am
Anoitecer
06:27 pm
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
4.12 km/h

Média
25ºC
Máxima
27ºC
Mínima
23ºC
AMANHÃ
15/01 - Qui
Amanhecer
05:13 am
Anoitecer
06:27 pm
Chuva
0.43mm
Velocidade do Vento
6.38 km/h

Série vs. Livros: A Batalha (e o Amor!) por Anne Shirley-Cuthbert!

Ana Morelli Nunes

Leia também