O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) José Leão Nunes, em Cariacica, promoveu, no início de novembro, a Feira de Negócios 2025, envolvendo estudantes do 2º e 3º anos dos cursos técnicos de Logística e de Recursos Humanos.
Sob a orientação dos professores Carlos Henrique Knaak, Frank Wesley de Sousa Conceição e Kelly Cesária, os alunos receberam o desafio de criar empresas voltadas a um futuro em que tecnologia, diversidade e inclusão ocupem papel central nas soluções.
Com o tema “Inovação que Conecta: Tecnologia, Diversidade e Inclusão”, o projeto ofereceu uma imersão nas transformações do universo digital, incentivando a concepção de serviços alinhados às demandas de uma sociedade mais conectada, plural e comprometida com a equidade étnico‑racial.
Aprendizagem ativa e interdisciplinaridade
A feira promoveu uma experiência de aprendizagem ativa, cidadã e interdisciplinar, na qual os estudantes aplicaram saberes técnicos para formular propostas inovadoras, viáveis e socialmente responsáveis.
As atividades incorporaram princípios da Educação para as Relações Étnico‑Raciais (ERER), valorizando identidades afro‑brasileiras, indígenas e de imigrantes, e contribuindo para a formação de profissionais conscientes da importância da diversidade em ambientes de trabalho mais justos e representativos.
Apresentações, público e objetivos
As empresas idealizadas foram apresentadas em dois formatos: uma banca no estilo Shark Tank, com participação de convidados, e uma Feira de Negócios com estandes interativos que integraram a comunidade escolar e externa, fortalecendo os laços entre educação, inovação, diversidade e mercado.
O propósito da iniciativa foi desenvolver competências empreendedoras, tecnológicas e socioemocionais, incentivando o protagonismo dos jovens e articulando teoria e prática nas áreas de Logística e Recursos Humanos.
A edição 2025 evidenciou a contribuição da experiência para o desenvolvimento integral dos estudantes. Ao longo do processo, ampliaram-se competências como liderança, comunicação, organização, pensamento crítico e empatia, com aplicação de tecnologias e metodologias alinhadas às demandas contemporâneas.
Ao vivenciar todas as etapas de um projeto empreendedor, da concepção da ideia à apresentação final, os estudantes aprimoraram não apenas habilidades técnicas, mas também uma percepção mais aguçada sobre desigualdades sociais e raciais, fortalecendo o compromisso com a inclusão, a equidade e a criação de soluções socialmente responsáveis.
Segundo o professor Carlos Henrique Knaak, a proposta foi além da mera apresentação tradicional: adotou-se a metodologia Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) para fomentar o protagonismo estudantil e integrar conhecimentos teóricos, práticas e competências socioemocionais.
O professor Frank Wesley ressaltou que a feira reforça a relevância da educação profissional e tecnológica na formação de competências compatíveis com o mercado. A professora Kelly Cesária destacou que o projeto uniu inovação, diversidade e inclusão como pilares de uma formação transformadora.
Os estudantes também avaliaram a experiência positivamente. Clarisse Barcellos, do 3º ano de Logística, afirmou que o evento contribuiu diretamente para sua formação profissional e para o aprimoramento do trabalho em equipe.
Emilly do Rosário, do 3º ano de Recursos Humanos, considerou a participação essencial para aplicar conhecimentos sobre planejamento estratégico, comunicação e comportamento profissional.







