Igor Velecico, sócio e economista-chefe da Genoa Capital, é apontado como um dos principais nomes para assumir a Diretoria de Política Econômica do Banco Central, substituindo Diogo Guillen a partir do próximo ano, segundo apuração do Valor Econômico.
Com investidores apostando no início de um novo ciclo de flexibilização da política monetária, as especulações sobre a troca na diretoria do Banco Central se intensificam.
De acordo com a apuração, desde julho agentes econômicos consideram uma solução interna para a vaga, envolvendo uma “dança das cadeiras” que poderia transferir Paulo Picchetti, atual diretor de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos, para o posto de Guillen.
O Ministério da Fazenda e o Banco Central ainda não se manifestaram sobre o tema.
Perfil de Velecico
Igor Velecico figura entre os fundadores da Genoa Capital, gestora criada em 2020 que, segundo o ranking mais recente da Anbima, administra mais de R$ 18 bilhões em ativos. Antes disso, atuou no Bradesco, onde trabalhou ao lado de Nilton David, atual Diretor de Política Monetária do Banco Central.
Graduado em Economia pela Universidade de São Paulo, Velecico também tem doutorado na mesma instituição, com tese sobre instrumentos de aprendizado aplicados a modelos macroeconômicos.









