No mercado chinês houve uma mudança marcante: o SUV elétrico Xiaomi YU7, lançado pela grande fabricante de smartphones, superou o Tesla Model Y em volume de vendas. Dados oficiais indicam que o modelo da Xiaomi comercializou 33.662 unidades em outubro, contra 26.100 do utilitário norte-americano.
O desempenho da Tesla no mercado interno é parcialmente explicado por sua política de exportações. Embora a Gigafábrica de Xangai tenha montado 61.500 veículos no mês, 35.400 unidades foram destinadas ao exterior, o que reduziu a oferta do Model Y para os compradores chineses. No mesmo período, as vendas totais da Xiaomi, incluindo o sedã SU7, somaram 48.654 unidades.
Expansão da Xiaomi
O YU7 é apenas o segundo automóvel comercializado pela Xiaomi, depois do sedã SU7. Entre seus diferenciais está a forte integração com o ecossistema de software e os aparelhos inteligentes da marca.
Para viabilizar essa conexão, o SUV usa o sistema operacional MIUI Car OS, desenvolvido para proporcionar uma experiência contínua e integrada aos smartphones da empresa, caracterizando o automóvel como um verdadeiro “dispositivo inteligente sobre rodas”.
Especialistas do ECC Intelligence Bureau, citados pelo CarNewsChina, atribuem o desempenho do YU7 ao equilíbrio entre tecnologia avançada, linguagem de design e uma proposta de preço competitiva.









