A Alemanha manifesta apoio firme ao fundo proposto pelo Brasil para a proteção das florestas tropicais, mas ainda não definiu o montante que aportará, segundo fontes governamentais em Berlim.
Fundo TFFF e meta de financiamento
Como país anfitrião da COP30, o Brasil lançará na próxima semana seu principal projeto, o TFFF (Fundo Florestas Tropicais para Sempre), com a meta de captar US$ 125 bilhões para ajudar a preservar florestas ameaçadas de extinção.
Reação alemã
Fontes informaram que o chanceler alemão, Friedrich Merz, que participará das negociações, considera a proposta bastante interessante.
No entanto, ressaltaram que o valor exato da contribuição ainda não foi definido. O Ministério do Desenvolvimento da Alemanha afirmou que há conversas intensas sobre o montante.
Encontro bilateral
Segundo fontes do governo, Merz tem prevista uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a visita.
Em setembro, Lula comprometeu-se a destinar US$ 1 bilhão ao fundo e conclamou outras nações a realizarem contribuições igualmente ambiciosas, para que o TFFF, com o Banco Mundial como gestor financeiro, possa entrar em operação durante as negociações climáticas.
Sinal diplomático
As fontes também disseram que a viagem de Merz visa transmitir a mensagem de que os países devem continuar cooperando na proteção do clima.
Isso ganha especial relevância diante do fato de que os EUA não designaram representantes de alto nível para as negociações.








