5 de dezembro de 2025
sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Assembleia aprova alterações no ICMS sobre importação

Na última quarta-feira (5), a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) aprovou dois projetos do Executivo que alteram as regras de cobrança do ICMS nas operações de importação.

Continua após a publicidade

As propostas revisam o Programa de Incentivo ao Investimento (Invest-ES) e visam ajustar o modelo de tributação, além de facilitar aportes produtivos no estado.

O Projeto de Lei (PL) 559/2025 dispensa empresas importadoras da obrigação de estornar créditos acumulados de ICMS em operações de importação ou em remessas para centrais de distribuição.

Continua após a publicidade

Para obter esse benefício, as empresas devem apresentar projetos de investimento ou de infraestrutura formalizados por meio de acordo com o Poder Executivo.

A matéria foi aprovada com três emendas: uma apresentada pelo governo e duas pelo presidente da Ales, deputado Marcelo Santos.

Critérios e uso dos créditos

As mudanças especificam os critérios para concessão do benefício, incluindo geração de empregos e o impacto econômico nas regiões afetadas.

Também autorizam a utilização dos créditos para pagamento a fornecedores e aquisição de materiais vinculados a novos projetos.

Uma das emendas visa reduzir a burocracia, dispensando a exigência de resoluções e aditivos contratuais em determinadas situações.

A medida tem aplicação retroativa a 1º de janeiro de 2023, com destaque para importações de veículos elétricos realizadas por meio da estrutura portuária do Espírito Santo.

Na votação, as deputadas Iriny Lopes (PT) e Camila Valadão (Psol) posicionaram-se contra, alegando que a proposta amplia a renúncia fiscal sem oferecer garantias efetivas de transparência.

Por outro lado, o deputado Vandinho Leite (PSDB) defendeu o texto, afirmando que os incentivos fiscais têm contribuído para equilibrar as contas estaduais e estimular o desenvolvimento econômico.

Alteração do mecanismo de benefício

O segundo projeto aprovado, PL 720/2025, modifica o formato de concessão do benefício fiscal, substituindo o sistema de estorno de débito por um regime de crédito presumido de ICMS.

A emenda de Marcelo Santos assegura a manutenção da validade dos acordos já firmados com importadoras, mesmo na ausência de aditivos contratuais.

As duas propostas tiveram a redação final aprovada pela Comissão de Justiça e seguem agora para sanção do governador Renato Casagrande.

Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
04:53 am
Anoitecer
06:11 pm
22ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
2.57 km/h
06/12
Sáb
Mínima
21ºC
Máxima
25ºC
07/12
Dom
Mínima
21ºC
Máxima
26ºC
08/12
Seg
Mínima
23ºC
Máxima
28ºC
09/12
Ter
Mínima
23ºC
Máxima
28ºC

Volta Ecológica defende os Manguezais de Vitória

Tony Silvaneto

Leia também