A TVE instituiu o Núcleo de Produção de Conteúdo Original (NPCO), responsável pela elaboração de filmes e séries documentais da emissora. A ação, inédita no audiovisual capixaba, deverá ampliar a produção de obras sobre o Estado e contribuir para o fortalecimento do setor no Espírito Santo.
Além da exibição na própria TVE, as obras poderão ser ofertadas a outras emissoras e plataformas, ampliando a visibilidade do Estado em outras regiões do Brasil e no exterior. Está prevista a realização de até cinco produções por ano.
A criação do Núcleo de Produção foi uma das condições consideradas na constituição da Fundação Carmélia, criada para modernizar a gestão da TVE e da rádio Espírito Santo FM 89.1. Os documentários tratarão de temas de interesse público, em consonância com o caráter social e cultural da emissora.
O diretor-geral da Fundação Carmélia, Igor Pontini, destaca que a iniciativa não visa apenas gerar conteúdo para a programação; no âmbito do compromisso social e cultural da TVE, também busca fomentar o mercado audiovisual no Estado.
Pontini afirma que a implementação do Núcleo de Produção de Conteúdo Original marca um avanço para o audiovisual capixaba e coloca a emissora entre as referências em políticas de fomento no país. Segundo ele, o projeto foi concebido para atualizar a programação por meio da atuação de profissionais qualificados com experiência em cinema e audiovisual, com potencial para dinamizar a economia local e levar essas produções e a cultura capixaba além das fronteiras.
Contratações
Para operacionalizar o Núcleo de Produção de Conteúdo Original, a Fundação Carmélia pretende contratar profissionais do audiovisual em 17 funções, entre elas diretores, assistentes de direção, produtores executivos, roteiristas, diretores de fotografia, operadores de câmera e maquiadores.
O credenciamento dos interessados será regulado pelo edital 003/2025, que contém o detalhamento das regras: https://fundacaocarmelia.com.br/contratacoes-abertas-credenciamento.
O processo de credenciamento tem como objetivo formar um banco de talentos permanente de especialistas do audiovisual, que poderão ser contratados tanto como pessoa física quanto como pessoa jurídica unipessoal. Quando pertinente e conveniente, será permitido o acúmulo de funções, possibilitando credenciamento para mais de uma atividade.
Profissionais que atuarem em funções operacionais serão chamados com base em pontuação calculada por parâmetros quantitativos e objetivos, que consideram trajetória e experiência em projetos complexos. Já os candidatos a cargos com atuação artística, jornalística ou criativa serão avaliados pela qualidade dos trabalhos apresentados.
O edital terá validade por um ano a partir da sua publicação, período em que os profissionais poderão se inscrever. As contratações estão previstas para começar ainda em 2025.
O credenciamento deverá ser realizado por meio do formulário disponível em: https://e-flow.es.gov.br/flow-definition/c67a03d2-5c6f-3845-f114-d49bdd164aff.
Confira os profissionais que deverão ser contratados:
Operador de câmera; Assistente de câmera; Eletricista chefe (gaffer); Assistente de eletricista; Produtor de set; 1º assistente de produção; Técnico de som direto; Maquiador; Pesquisador; Diretor; 1º assistente de direção; Diretor de fotografia; Produtor executivo; Editor de som; Editor/montador; Finalizador/videografista; Roteirista.








