O presidente da Associação de Moradores do Centro de Vitória (Amacentro), historiador Walace Bonicenha, informou nas redes sociais da entidade que, no início de 2026, a Prefeitura de Vitória (PMV) promoverá diálogo com a comunidade para planejar, de forma participativa, a execução das obras de requalificação das ruas Sete de Setembro e Gama Rosa. O escopo apresentado pela PMV também contempla a Praça Ubaldo Ramalhete Maia e a região próxima ao Viaduto Caramuru.
No dia 21 de fevereiro do ano anterior, houve um encontro entre moradores e comerciantes do Centro, organizado pela Prefeitura na Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi). Na ocasião, o secretário de Obras de Vitória, Gustavo Perin, explicou que o projeto trará melhorias relevantes ao Centro. Ele detalhou que as intervenções abrangerão uma área de 12 mil metros quadrados, com orçamento de R$ 10.524.851,85 e prazo estimado de 16 meses para execução das obras.
O secretário destacou em 2024 que se trata de um investimento significativo para aquelas vias do Centro de Vitória, destinado a resgatar o protagonismo do bairro e estimular iniciativas privadas, como ocorreu na Rua da Lama, gerando efeito multiplicador de investimentos.
Processo de requalificação
De acordo com o presidente da Amacentro, durante o encontro com o secretário municipal de Obras, Gustavo Perin, as equipes técnicas da Semob e da Sedec/PMV apresentaram os projetos e os cronogramas de intervenções voltadas ao Centro. Foi informado que, logo após a entrega da Praça Getúlio Vargas, prevista para dezembro de 2025, terá início a requalificação das ruas Sete de Setembro, Gama Rosa e da Praça Ubaldo Ramalhete.
Outra informação divulgada pela Sedec refere-se ao planejamento da recuperação da Praça Costa Pereira e à conclusão do projeto de intervenção na Praça Oito de Setembro e seu entorno. Também foi comunicado que a obra de requalificação da Rua Wilson Freitas encontra-se em processo de licitação, contemplando melhorias na via e no acesso ao Morro da Capixaba. Segundo Bonicenha, isso representa mais um avanço nas demandas por aprimoramento dos espaços públicos do Centro de Vitória.
O que a Prefeitura já divulgou sobre as intervenções previstas no Centro Histórico de Vitória:
- Melhoria da acessibilidade local, com a requalificação das calçadas e a implantação de faixas de pedestres elevadas
- Requalificação da rua de pedestres existente e da Praça Ubaldo Ramalhete
- Integração de todo o perímetro com uma única linguagem urbanística, visando à valorização do espaço e à sua legibilidade
- Melhoria da iluminação pública
- Incentivo à redução da velocidade dos veículos que trafegam nas ruas
- Aprimoramento e expansão do paisagismo local
- Introdução de novo mobiliário urbano, incentivando a vivência e o uso dos espaços pelos moradores e usuários








