4 de dezembro de 2025
quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Os novos colonizadores

As grandes navegações trouxeram colonizadores da terra, mas hoje somos colonizados digitalmente. Como? Antes de mostrar como somos dependentes de plataformas e serviços de tecnologia, principalmente dos Estados Unidos, primeiro replico uma fala de Byung-Chul Han: “Plataformas como Facebook ou Google são novos suseranos. Lavramos incansavelmente suas terras e produzimos dados preciosos, que eles depois devoram. Sentimo-nos livres mesmo sendo completamente explorados, monitorados e controlados”. 

Continua após a publicidade

Já tem um tempo que acompanho notícias do tipo: Como data centers repetem a lógica colonial digital no Brasil (Intercept Brasil). Não só sobre data centers, mas também sobre as Big Techs: Como as Big Techs usam você para lucrar com discurso de sustentabilidade (Intercept Brasil). Além de perfis de influencers e movimentos sobre o assunto, neste caso indico o perfil Clima Ácido, um movimento de influencers sobre a cobertura ácida da COP30. Você pode estar se questionando o que a COP30 tem haver com os nossos novos colonizadores (Big Techs e Data Centers), e te digo que tem tudo haver, pois a COP30 já foi cooptada para ser um balcão de negócios das empresas que mais destroem o mundo. No Brasil não é diferente, basta ver investigações do Pulitzer e do Intercept Brasil sobre os “[…] imensos projetos de Datacenters e de como a política a esse respeito vem sendo conduzida ao redor do Brasil”, ou confira as matérias com moradores do Ceará que estão falando sobre a construção de um Data Center do TikTok na região: “Água para o povo, não para Data Centers: moradores se unem para barrar data center do TikTok no Ceará”. 

Porém, não somos colonizados apenas pelos nossos recursos naturais, no caso de construções de Data Centers na América Latina, também somos colonizados pela falta de serviços de tecnologia brasileiros, somos dependentes de empresas norte-americanas, como a AWS – A nuvem da Amazon. Recentemente diversos serviços, inclusive de produtos de casa conectada (geladeiras, camas e outros que conectaram na internet), foram desconectados com a queda da AWS, por um simples erro de DNS. Sobre o assunto recomendo o vídeo do canal Tecnologia e Classe (TeClas): Vamos falar sobre a queda da AWS. Mas para quem prefere notícias, e sempre tem como piorar, tem uma matéria excelente no Intercept Brasil que fala sobre “Dados secretos do Brasil podem cair nas mãos da AWS, nuvem da Amazon”. 

Continua após a publicidade

Como desgraça nunca é pouca, o lobby das Big Techs no Brasil é tão forte, ao ponto que projetos de lei sobre a regulamentação foram escritos por um lobista da Meta (Zuckenberg), na época que estourou o assunto “Adultização”. Denúncias como essa são feitas o ano todo, em agosto de 2025 saiu essa matéria “Deputado bolsonarista apresentou emenda feita por lobista da Meta para afrouxar lei que protege crianças na internet”, e em março do mesmo ano saiu essa matéria “Tomada pela extrema direita, nova bancada de cibersegurança mal nasceu e já foi entregue às Big Techs”. Não é por acaso que bolsonaristas e qualquer parlamentar da extrema direita se curve para o lobby das Big Techs, o investimento dessas empresas do vale do silício em controlar narrativas e capitalizar em outros países é imenso, nem que para isso seja preciso apoiar políticos que defenderam seus interesses, ou implantar complexos enormes de Data Centers para acabar com a água de uma cidade brasileira, e ainda ganhar isenção de impostos.

No fim é um projeto colonial e nós, da América Latina, somos vistos como o quintal do Estados Unidos. Hoje já não se escondem os motivos e as intenções. Sabemos claramente d”O caso de amor entre Trump e as Big Techs” (Intercept Brasil). E quando ouvimos falar sobre “SOBERANIA”, assunto que está em alta, não podemos esquecer do entreguismo nosso para os novos colonizadores. Não vem de hoje, essa colonização nos aprisiona há anos, mas como não vemos as amarras, acreditamos que “está tudo bem”. Se este assunto te interessa, recomendo a leitura de duas matérias, ambas da jornalista do Intercept Brasil, Tatiana Dias. A primeira linkada aqui no título: “Toda vez que alguém duvidar do mal causado pelas Big Techs, mostre esse dossiê”. E a segunda, recentíssima, do dia 20 de outubro: “As Big Techs transformaram soberania em produto – e o Brasil comprou”. Dessa última matéria replico uma aspas que sintetizam perfeitamente como somos colonizados digitalmente: “Essa colonização moderna não opera só na extração dos nossos recursos naturais, intelectuais e culturais, mas também na imposição de modos de pensar e ver o mundo – exatamente como acontece em outros processos coloniais. Assim, as big techs são agentes dos colonizadores, sugando nossos dados, capturando nossas ideias e influenciando nossos governos para tornar o ambiente mais favorável possível para seus negócios”. 

Continua após a publicidade
Letícia Cristina
Letícia Cristina
Letícia Cristina é bibliotecária, empreendedora, costureira e amante dos cuidados capilares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
04:52 am
Anoitecer
06:10 pm
23ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
6.17 km/h
05/12
Sex
Mínima
21ºC
Máxima
24ºC
06/12
Sáb
Mínima
22ºC
Máxima
25ºC
07/12
Dom
Mínima
22ºC
Máxima
25ºC
08/12
Seg
Mínima
22ºC
Máxima
28ºC

Volta Ecológica defende os Manguezais de Vitória

Tony Silvaneto

Leia também