O ginasta brasileiro Caio Souza terminou em nono na classificação geral entre 24 participantes, na final do concurso geral individual (seis aparelhos) do Mundial de ginástica artística, em Jacarta (Indonésia). Apresentou bom desempenho nos cinco primeiros aparelhos, cavalo com alças, argolas, salto, paralelas e barra fixa, mas caiu na última acrobacia do solo. Somou 80.530 pontos, seu melhor resultado em seis participações em Mundiais. O compatriota Diogo Soares terminou em 17º, com 77.264.
Resultados e pódio
O ouro ficou com o japonês Daiki Hashimoto, com 85.131, atleta já campeão olímpico em Paris e agora tricampeão mundial. O chinês Boheng Zhang levou a prata com 84.333, enquanto o suíço Noe Seifert conquistou o bronze com 82.831.
Próxima oportunidade nas argolas
Caio Souza mantém a chance de subir ao pódio pela primeira vez na sexta-feira (24), quando disputa a final das argolas a partir das 4h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo no Canal Olímpico do Brasil no YouTube.
Avaliação da apresentação
Caio, de 32 anos, avaliou a competição com satisfação e disse que foi para entregar o melhor desempenho possível. Contou ter evoluído no cavalo em relação às classificatórias. Nas argolas, ajustou a série por precaução e optou por uma saída mais simples. No salto, retomou a execução do Dragulesco, que saiu bem, fato relevante após um ano conturbado por problemas no pé. Também afirmou que a série nas paralelas foi uma das melhores que já fez e que ficou satisfeito com a apresentação na barra, aparelho de alta dificuldade em que cravou o triplo. No solo, tentou concluir todas as passagens, mas na última faltou um pouco. O ginasta sofreu ruptura total do tendão de Aquiles em agosto de 2023, o que o impediu de integrar a equipe brasileira nos Jogos de Paris.
Disputa feminina
Na chave feminina do Mundial, o Brasil tem a carioca Flávia Saraiva, medalhista olímpica em Paris, classificada para a final da trave de equilíbrio, seu aparelho preferido. A definição das medalhas será no sábado, a partir das 4h (horário de Brasília).








