A cidade de Domingos Martins sedia, até sexta-feira, dia 17, a sexta edição da Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. Participam do encontro 297 delegados eleitos durante as etapas municipais, regionais e temáticas, representando 75 cidades do Espírito Santo.
O evento serve como preparação para a conferência nacional, marcada para dezembro, de 16 a 19, na capital federal. Promovido pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos, a iniciativa busca ampliar a participação social, reconhecer a diversidade no envelhecimento e formular medidas que garantam igualdade na proteção dos direitos dos idosos.
A grande participação resulta do trabalho conjunto do CEDDIPI com as prefeituras na organização das etapas preliminares, quando foram selecionadas propostas e escolhidos os representantes para o encontro estadual. As discussões finais, realizadas no Hotel Ecos da Floresta, definirão as sugestões que os delegados capixabas levarão ao evento nacional.
A conferência estadual conta com representantes da maioria dos municípios do Espírito Santo, fruto da articulação entre o conselho, a secretaria e diversos segmentos da sociedade. “É gratificante observar o empenho do CEDDIPI em ouvir a população e buscar melhorias na proteção dos direitos desse grupo tão significativo em nosso estado”, afirmou Nara Borgo, secretária estadual de Direitos Humanos.
Sob o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o evento teve início com palestra de Albamaria Paulino de Campos Abigail, assistente social com mestrado e doutorado em Política Social pela UnB e especialização em Gerontologia Social na Universidade de Madri.
Estiveram presentes na abertura Renato Pazito e Marta Nunes do Nascimento, presidente e vice-presidente do CEDDIPI; Carlos Eduardo Santos, representante do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania; Tereza Cristina Nascimento, do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa; e Luciana Almada, promotora do Ministério Público do Espírito Santo.
Homenagem a defensores dos direitos dos idosos
Durante a cerimônia inaugural, foram entregues as comendas Flor de Lótus, distinção criada pelo CEDDIPI para reconhecer personalidades que se destacaram na proteção dos direitos dos idosos no estado. Cinco pessoas receberam a honraria:
- Paulo Roberto Gomes de Lima, integrante da primeira gestão do conselho e participante assíduo das atividades.
- Augusta Isabel Scárdua, ex-presidente do CEDDIPI por três mandatos.
- Regina Ângela Viana Mesquita, médica geriatra pioneira na defesa dos direitos dos idosos no Espírito Santo.
- Albamaria Paulino de Campos Abigail, profissional com trajetória relevante na construção de políticas para idosos.
- Marta Nunes do Nascimento, ativista da causa desde 1991, atual vice-presidente do conselho e ex-presidente em duas gestões.








