Na quarta-feira (08), 349 novos policiais penais definiram as unidades prisionais onde irão atuar definitivamente. Essa escolha representa a etapa final do ingresso dos aprovados no concurso público de 2023, realizada após o estágio operacional que sucedeu o curso de formação.
Processo de lotação
A seleção das vagas foi conduzida pela Secretaria da Justiça (Sejus), por meio da Gerência de Administração do Sistema Penitenciário (Gasp), com o objetivo de assegurar transparência e eficiência na lotação e fomentar a melhoria contínua das atividades dos servidores.
Critério de definição
A escolha das vagas respeitou a ordem de classificação obtida no concurso e as notas finais do curso de formação. Segundo o gerente de Administração do Sistema Penitenciário, Eduardo Faria, permitir que os próprios servidores indiquem a unidade de lotação torna o procedimento mais justo e participativo. Também permite que o policial penal trabalhe em área mais próxima da residência, o que impacta positivamente sua qualidade de vida e produtividade.
Reforço no efetivo e novo concurso
A Turma Charlie é a última do concurso de 2023, responsável pela incorporação de mil novos policiais penais no Espírito Santo. Para recompor o quadro do sistema prisional capixaba, o Governo do Estado autorizou a abertura de um novo concurso público para a contratação de 600 policiais penais. As inscrições estão disponíveis até 27 de outubro no site do Instituto IDCAP (www.idcap.org.br), entidade responsável pela organização do certame.








