Uma série de atividades comemorativas marcará os 190 anos da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). As ações, iniciadas nesta quarta-feira (8) e com programação até dezembro, contarão com a participação de estudiosos e especialistas para debater diversos aspectos históricos do parlamento e sua influência na sociedade capixaba. A coordenação é do Laboratório História, Poder e Linguagens da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), sob responsabilidade da professora Adriana Pereira Campos, membro do Comitê Técnico dos 190 anos da Ales.
O primeiro evento ocorrerá no Plenário Rui Barbosa, na sede da Ales, às 18h desta quarta-feira. Trata-se do “I Seminário da História dos 190 anos da Ales”, que explorará diferentes vertentes sobre a trajetória e relevância da Assembleia ao longo dos anos. O destaque será a análise do papel do Legislativo estadual em momentos de crise e de mudanças sociais.
Entre os convidados, destacam-se: Sebastião Pimentel Franco, que discorrerá sobre a epidemia de cólera na Província do Espírito Santo e as ações da Assembleia entre 1855 e 1856; Leandro do Carmo Quintão, que examinará a visão dos deputados provinciais sobre as ferrovias; e Meryhelen Alves da Cruz Quiuqui, que abordará a Ales como espaço de manifestações republicanas, com ênfase no caso dos alunos do Atheneu Provincial. A historiadora Kátia Sausen da Motta, doutora na área, mediará o debate e a interação com os participantes.
Demais eventos programados
O calendário de comemorações prossegue nos meses seguintes com diversas palestras e encontros acadêmicos. No dia 15 de outubro, às 18h, o Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES) sediará a palestra “Um sujeito oriundo de parentela sem lastro social: Francisco Alberto Rubim e sua ascendência ítalo-portuguesa (século XVIII)”, ministrada pela historiadora Thiara Bernardo Dutra.
Em 5 de novembro, o debate girará em torno da escravidão no contexto da Assembleia Legislativa da Província do Espírito Santo entre 1835 e 1863. As expositoras serão Laryssa da Silva Machado e Rafaela Domingos Lago, com realização no IHGES, no centro de Vitória.
O “II Seminário da História dos 190 anos da Ales” acontecerá em 12 de novembro. Hannah Alves Alcure e Araújo, mestre em História Social das Relações Políticas, e Lucian Rodrigues Cardoso, mestre em História, discutirão o funcionamento da Assembleia durante regimes ditatoriais entre 1945 e 1964. Ueber José de Oliveira, doutor em Ciência Política, analisará o período do regime civil-militar iniciado em 1964. A coordenação ficará a cargo de Adriana Pereira Campos e de João Gualberto Vasconcellos, doutor em Sociologia Política.
No dia 3 de dezembro, Marcos Cândido Mendonça, doutor em Geografia, apresentará a palestra “O vale do Itabapoana: formação regional e trajetórias familiares da história do sul capixaba (1820-1960)”, no Instituto Histórico e Geográfico.
O encerramento ocorrerá em 10 de dezembro com o “III Seminário da História dos 190 anos da Ales”, dedicado a personalidades históricas do Legislativo estadual. As historiadoras Adriana Campos e Kátia Motta falarão sobre Clímaco Barbosa, enquanto João Gualberto José Coelho dos Santos abordará outra figura relevante.
A trajetória de Judith Leão Castello Ribeiro, primeira deputada estadual do Espírito Santo, será tema da exposição da procuradora Catarina Cecin Gazele, doutora em História Social das Relações Políticas. A mediação ficará com Thiara Bernardo Dutra.








