O certame da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) contará com várias fases, envolvendo etapas classificatórias e eliminatórias. A prova objetiva de múltipla escolha será aplicada a todos os cargos: Analista Legislativo, Consultor Legislativo e Agente de Polícia Legislativa. Em alguns casos haverá prova discursiva, avaliação física, curso de formação e outras etapas complementares. A organização do concurso está sob responsabilidade do Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP).
Datas e locais
As avaliações serão realizadas em dois domingos distintos. Em 23 de novembro será aplicada a prova para os cargos de Analista Legislativo (5 vagas) e Consultor Legislativo (15 vagas), ambos de nível superior. Em 30 de novembro farão o exame os candidatos ao cargo de Agente de Polícia Legislativa (15 vagas). As provas ocorrerão nas cidades de Vitória, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares.
Etapas para Analista e Consultor
Para os cargos de Analista e Consultor Legislativo, a seleção inclui prova objetiva com caráter eliminatório e classificatório. Os inscritos ao cargo de Consultor realizarão também prova discursiva. A avaliação de títulos será aplicada a ambos os cargos, servindo apenas como critério de classificação.
Etapas para Agente de Polícia Legislativa
Para o cargo de Agente de Polícia Legislativa, além da prova objetiva, exige-se aproveitamento mínimo de 50% para continuidade no certame. A seleção também prevê teste de capacidade física, avaliação psicológica, exame toxicológico, investigação social e procedimento de heteroidentificação para candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos.
A etapa seguinte consiste em curso de formação, de caráter eliminatório, com oferta de 50 vagas. O processo seletivo será finalizado com avaliação médica pericial multiprofissional e com avaliação biopsicossocial destinada a candidatos com deficiência.
Consulte os editais









