Depois de dar indícios, enviar mensagens e manifestar apoio a uma mudança na política do Espírito Santo, o ex-governador Paulo Hartung (PSD) deixou as insinuações de lado e declarou publicamente seu respaldo ao prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), classificando-o como uma “ótima opção” para concorrer ao governo estadual no próximo ano.
Em conversa com a coluna De Olho no Poder, Hartung reiterou os elogios ao gestor da capital e, ao ser indagado se Pazolini seria seu candidato preferencial, respondeu: “Espero que ele seja o meu e o seu também”.
“Temos um excelente nome, que é o Pazolini, nosso prefeito de Vitória, que se apresenta como candidato e considero uma alternativa promissora. Ele demonstra competência administrativa, formou uma equipe qualificada, trabalha com planejamento e está cumprindo suas metas. Além disso, é uma pessoa íntegra e honesta, algo fundamental. Ter um prefeito que administra o maior orçamento municipal do Estado com transparência e compromisso contra a corrupção é excelente. É um nome jovem e capaz para essa missão”, afirmou Hartung durante entrevista na última terça-feira (23).
A menção a Pazolini foi espontânea, surgindo depois que a coluna perguntou se havia alguma chance, mesmo remota, de Hartung concorrer em 2026, seja ao governo ou ao Senado. Em maio, ao se filiar ao PSD, ele praticamente descartou — sem fechar totalmente a possibilidade — sua participação nas eleições.
“Minha resposta de maio continua válida. O Estado precisa de renovação, é hora de oxigenar a liderança política. Quando um grupo permanece muito tempo no poder, cria-se um desgaste e o interesse público é deixado de lado. É o fim da linha”, declarou, antes de citar o prefeito.
Na entrevista anterior, Hartung já havia defendido a necessidade de renovação, mencionando um grupo de jovens líderes: “Apoio a renovação política no Estado, trazer novos ares. Temos novos nomes que emergiram e acredito que um deles deve assumir essa responsabilidade”.
Agora, porém, sua indicação recai sobre Pazolini.
Sinais evidentes…
Na semana passada, Hartung publicou em seu Instagram uma mensagem que reforçava seu apoio mais explícito ao prefeito.
Referindo-se ao fato de Pazolini ser o segundo prefeito de capital mais bem avaliado do país, escreveu: “Na última vez que isso ocorreu, eu era prefeito de Vitória. Os astros estão se alinhando novamente”.
Ao ser questionado se a postagem indicava que o prefeito seguiria o mesmo caminho que ele, saindo da prefeitura para o governo estadual, Hartung esclareceu:
“Sempre fui transparente em minhas posições. Quando eu era prefeito, pesquisas nacionais me colocavam entre os melhores, alternando com Jarbas Vasconcelos, do Recife. Ao ver essa nova avaliação, lembrei que foi assim que minha trajetória começou, levando-me ao governo. Foi isso que quis dizer com a publicação”, explicou.
Articulações nos bastidores
Apesar da eleição estar distante, as movimentações políticas já estão em pleno andamento.
Recentemente, Hartung esteve em Linhares para um evento empresarial e político. Antes de palestrar, almoçou com o ex-prefeito Bruno Marianelli (Republicanos) e com Regis, filho do também ex-prefeito Guerino Zanon (PSD).
Após o encontro, especulou-se que Guerino poderia ser o vice na chapa de Pazolini, consolidando uma aliança entre PSD e Republicanos e formando uma dupla equilibrada, com perfis complementares.
Questionado sobre a possível dobradinha, Hartung evitou detalhes:
“Fui a Linhares para palestrar e almoçar com amigos. O resto é especulação. A eleição é só no ano que vem; há muito tempo pela frente”, disse.
Pressionado sobre a chapa Pazolini-Zanon, ele preferiu não se comprometer:
“É preciso calma. Guerino é uma pessoa admirável, mas não podemos antecipar decisões”, ponderou.
O “Kassab capixaba”
Na mesma semana, Hartung se reuniu com Erick Musso, presidente estadual do Republicanos, e o chamou de “nosso coordenador” em uma publicação.
Erick deixou a prefeitura para se dedicar ao partido e à campanha de Pazolini, atuando na articulação política e na expansão da base de apoio.
Hartung comparou Erick a Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, conhecido por sua habilidade em construir alianças:
“Ele é um ótimo articulador, um ‘Kassab capixaba’. Foi um excelente presidente da Assembleia e tem grande valor nos bastidores”, elogiou.
Sobre seu próprio papel no grupo que se forma entre PSD e Republicanos, Hartung afirmou: “Vou apoiar, ajudar e torcer pelo que está sendo construído”.








