5 de dezembro de 2025
sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

O futuro do morar: entre o individual e o coletivo

O modo de morar na Grande Vitória está mudando. O que antes era sonho de casa ampla com quintal agora se divide com apartamentos compactos, áreas compartilhadas e novas formas de habitar. Entre o individual e o coletivo, a cidade busca um equilíbrio para atender diferentes realidades.

Continua após a publicidade
Aerial view of Vitoria in Espirito Santo, Brazil

Bairros como Jardim Camburi, em Vitória, e Itaparica, em Vila Velha, mostram bem esse cenário. O adensamento vertical traz praticidade, mas os apartamentos menores exigem soluções coletivas, como academias, coworkings e áreas de lazer dentro dos próprios condomínios. Enquanto isso, em bairros mais populares da Serra e de Cariacica, a moradia ainda enfrenta desafios de ventilação, iluminação e infraestrutura urbana. A pergunta que se impõe é: como garantir que o futuro do morar seja mais do que paredes e telhados? A resposta pode estar em soluções sustentáveis e no fortalecimento da vida comunitária, que transforma vizinhos em redes de apoio.

Morar bem não deve ser privilégio. O futuro da habitação na Grande Vitória precisa ir além da metragem dos apartamentos e das fachadas imponentes. É no equilíbrio entre o individual e o coletivo que se desenha uma cidade mais justa, onde qualidade de vida seja um

Continua após a publicidade
Marcos Paulo Ribeiro
Marcos Paulo Ribeiro
Com 27 anos, é microempresário, CEO da Edificar Gestão em Projetos Civis, Técnico em Edificações (CRT-ES) e graduando em Arquitetura e Urbanismo. Com foco em temas como desenvolvimento urbano, arquitetura, projetos civis. Marcos busca trazer uma visão abrangente sobre o potencial transformador da arquitetura na vida das pessoas e na construção das cidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
04:53 am
Anoitecer
06:11 pm
22ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
3.6 km/h
06/12
Sáb
Mínima
21ºC
Máxima
25ºC
07/12
Dom
Mínima
21ºC
Máxima
26ºC
08/12
Seg
Mínima
23ºC
Máxima
28ºC
09/12
Ter
Mínima
23ºC
Máxima
28ºC

Volta Ecológica defende os Manguezais de Vitória

Tony Silvaneto

Leia também