Nos últimos dez anos, o transporte aéreo dos Emirados Árabes Unidos registrou uma expansão notável: entre 2015 e 2024, os aeroportos do país receberam mais de 1 bilhão de passageiros, e o total de pousos e decolagens ultrapassou 6,4 milhões, segundo dados do Centro Federal de Competitividade e Estatísticas.
Desempenho e reconhecimento internacional
As infraestruturas aeroportuárias dos EAU alcançaram a liderança mundial na qualidade do transporte aéreo e figuram entre os dez melhores países em cinco indicadores essenciais, informa a Emirates News Agency (WAM), parceira da TV BRICS.
O ministro da Economia e Turismo, Abdulla Bin Touq Al Marri, ressaltou que esses números são resultado do sucesso das estratégias nacionais:
“Esses progressos consolidam a posição dos Emirados no mapa da aviação global e comprovam a contribuição do setor para o crescimento econômico e para a competitividade. Demonstram também a liderança do país na criação de um modelo de aviação singular, eficiente e sustentável, que alia inovações tecnológicas a elevados padrões de segurança e qualidade dos serviços”, afirmou.
No ranking interno entre terminais, Dubai liderou o fluxo de passageiros, seguida por Abu Dhabi. Sharjah, Ras Al Khaimah e Fujairah completaram a lista.








