O primeiro dia da semifinal do HackatAgro – Desafio Mão na Massa movimentou a Expointer no sábado (6/09), no espaço da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Estudantes de 27 Escolas Técnicas Agrícolas da rede estadual participaram de palestras, mentorias e atividades preparatórias para a apresentação de soluções inovadoras voltadas ao futuro do agronegócio. O HackatAgro 2025 é promovido pela Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul, por meio da Superintendência da Educação Profissional (SUEPRO), em parceria com a Neodigital Comunicação e o Instituto da Transformação Digital (ITD).
A abertura reuniu Donário Lopes de Almeida, idealizador do HackatAgro e presidente da Comissão de Inovação da Farsul; Paulo Kendzerski, presidente do Instituto da Transformação Digital; e Raquel Padilha, superintendente adjunta da Superintendência da Educação Profissional da Secretaria da Educação (Seduc-RS), representando a pasta. Raquel enfatizou a importância de semear um futuro sustentável e tecnológico para a educação e o agronegócio.
A programação do evento teve foco em capacitação técnica, inovação e aplicação de tecnologias emergentes ao campo, com atividades distribuídas ao longo do dia para preparar as equipes para as apresentações.
Programação voltada para tecnologia e inovação
Pela manhã, os estudantes acompanharam palestras temáticas. Daniel Gonçalves, vice-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), abordou o potencial econômico e cultural do cavalo crioulo. Em seguida, o painel “Mulheres na TI”, promovido pela Sucesu, mostrou exemplos práticos do uso de inteligência artificial no setor agro, com as especialistas Léia Móta, Sandra Pedroso e Tatiana Ximenes.
Também houve a apresentação “Tecnologias portadoras de futuro aplicadas ao agro”, com José Rodolfo Masiero, seguida da fala de Ricardo Linhares Fischer, da SLC, sobre a transformação tecnológica na agricultura. O período da manhã foi finalizado com uma dinâmica de integração conduzida por representantes do Sebrae.
Mentorias e preparação para apresentação
No turno da tarde, as equipes receberam mentorias de especialistas voltadas à estruturação das propostas. Sônia Sauer, do Sebrae-RS, tratou de caminhos para empreender e inovar no Rio Grande do Sul. O dia foi encerrado com uma simulação de pitch, organizada pelo Sebrae-RS, que serviu como preparação prática para as apresentações à banca avaliadora.
A programação segue no domingo (7/9), quando os oito grupos participantes apresentarão oficialmente suas propostas. As equipes são: Agrovants, Bioon, Geocontrol, Biofarm Revolution, BioAgro, BioBovino, Rastro Verde QR e Biotech. As apresentações iniciam às 10h, seguidas por retorno da banca avaliadora e entrega de certificados.
Os cinco melhores projetos avançam para a final do HackatAgro 2025, marcada para 23 de setembro. Todas as equipes classificadas terão acesso ao programa de pré-incubação da INI – Incubadora de Negócios Inovadores by ITD, ampliando as oportunidades de conexão com o ecossistema de inovação e com o setor produtivo.
Tradicionalmente voltado para startups, o HackatAgro recebe pela primeira vez equipes formadas por estudantes das Escolas Técnicas Agrícolas da rede estadual, sinalizando um avanço inédito na integração entre educação profissional, inovação e o setor produtivo.
Texto e edição: Ascom Expointer








