O presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue para Bogotá, na Colômbia, onde participará nesta sexta-feira (22) da 5ª Cúpula da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (Otca). O encontro visa atualizar os compromissos dos países que compartilham a maior floresta tropical do planeta para a proteção desse bioma essencial. O evento também servirá como uma oportunidade para engajar os vizinhos regionais nos preparativos para a COP30, que será realizada em Belém, no Pará, marcando a primeira vez que esse importante evento climático da ONU ocorre em território amazônico.
Iniciativas para preservação da Amazônia
Entre as principais iniciativas do governo brasileiro está a aprovação de uma declaração conjunta de apoio ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF). Esse mecanismo financeiro, que deve ser lançado durante a COP30, tem como objetivo garantir US$ 125 bilhões para a preservação de biomas florestais em cerca de 70 países, fundamentais para a regulação do clima e absorção de carbono.
Programação da Cúpula
Após chegar a Bogotá no final da noite, Lula participará de encontros com representantes de países membros do tratado, organizações civis e comunidades indígenas na manhã de sexta-feira. As discussões ocorrerão na Casa de Nariño, sede da presidência colombiana. A metodologia de diálogo com a sociedade civil repete o modelo bem-sucedido da edição anterior da cúpula, realizada em Belém.
Participação dos líderes
Lula e o presidente colombiano Gustavo Petro são os únicos chefes de Estado confirmados no evento, com os demais países sendo representados por seus chanceleres. A comitiva brasileira inclui ainda ministros de áreas estratégicas como Meio Ambiente, Povos Indígenas e Relações Exteriores.
Resultados esperados
A Cúpula deve aprovar a Carta de Bogotá, reforçando metas de combate ao desmatamento e desenvolvimento sustentável da região amazônica. Antes de voltar ao Brasil, Lula realizará uma coletiva de imprensa para detalhar os resultados do encontro.








