O presidente Luiz Inácio Lula da Silva compartilhou um vídeo em redes sociais mostrando o plantio de sementes de uva no Palácio da Alvorada, com uma mensagem direcionada ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. 
No vídeo, o presidente brasileiro afirma: “Isso aqui é um exemplo, estou plantando comida e não plantando violência e plantando ódio”. Lula expressou o desejo de receber Trump na Alvorada para discutir a realidade brasileira em uma conversa presencial.
Convite para conhecer o Brasil
No post, Lula mencionou: “Por isso presidente Trump, eu queria aproveitar este sábado plantando uva vitória aqui no Palácio da Alvorada, um lugar que, espero um dia, possa visitar, e a gente conversar para que você conheça o Brasil verdadeiro”. A gravação foi feita pela primeira dama Janja da Silva.
Contexto das tarifas americanas
A publicação ocorreu no mesmo dia em que os Estados Unidos impuseram tarifas de 50% sobre diversos produtos brasileiros, incluindo café e frutas. O presidente brasileiro reagiu afirmando no vídeo que “não adianta o presidente Trump taxar a uva brasileira, pois se for necessário, ela vai pra merenda escolar”.
Diplomacia em ação
Desde a implementação das tarifas, o governo brasileiro busca contatos diplomáticos oficiais, mas encontra dificuldades em estabelecer diálogo com interlocutores americanos com poder de negociação. Enquanto setores da economia e política sugerem um contato direto entre os presidentes, representantes do governo brasileiro ponderam sobre a eficácia dessa medida, considerando a imprevisibilidade na resposta de Trump.








