A culpa não é das estrelas, mas os astros estão em constante movimento. Na astrologia como forma de autoconhecimento, essa dança no universo impacta o ser humano sempre com um propósito: reflexão. Cada fenômeno tem um nome que, muitas vezes, é popularizado. Nesta série sobre o tema, já falamos sobre os famosos Mercúrio retrógrado e inferno astral. Para fechar a trilogia dos “vilões”, agora vamos mergulhar um pouco no retorno de Saturno (ou seria ‘crise dos 30?’).
A astróloga Re Cámp nos acompanhou desde a primeira reportagem dessa viagem quase como cosmonautas pela astrologia. Ela explica que o retorno de Saturno é o momento em que o planeta, associado à disciplina, maturidade e responsabilidade, volta exatamente à mesma posição que ocupava no momento do nascimento de uma pessoa.
“Esse ciclo ocorre, em média, a cada 29 anos, e marca períodos de revisão profunda, amadurecimento e realinhamento com o que é essencial para a vida.”
Talvez a famosa “crise dos 30” – marcada por um período de confusão, incertezas e redescobertas na vida de qualquer pessoa – receba um empurrãozinho de Saturno, o grande professor da astrologia, impulsionando mudanças na trajetória pessoal.
“Saturno nos coloca diante de testes que revelam se estamos vivendo de forma coerente com nossos valores e propósitos”, afirma a astróloga.
“Esse trânsito tende a expor estruturas frágeis, o que nos força a reconstruí-las com mais solidez. É um momento de crescimento que, embora possa ser desafiador, traz frutos duradouros.”
Momento de crescimento
Pode ter dor, mas não precisa ser dolorido. De acordo com a astróloga, quando já vivemos com responsabilidade e coerência, o retorno de Saturno pode ser um período de confirmação e fortalecimento. “Os desafios existem, mas podem ser vistos como oportunidades para consolidar conquistas e amadurecer com mais segurança.”
O retorno de Saturno mostra que a vida pede por crescimento. Re Cámp elenca alguns aspectos que podem florescer durante esse movimento astrológico:
- Sensação de pressão por mudanças;
- Necessidade de assumir mais responsabilidades;
- Questionamentos profundos sobre carreira, relacionamentos e propósito;
- Eventos que exigem decisões maduras e realistas.
As três fases do retorno
Para além do retorno aos 29 anos, Saturno volta à mesma posição que ocupava no momento do nascimento de uma pessoa em outras duas possíveis fases. E cada uma traz um aspecto diferente. Até porque, convenhamos, mudamos muito a cada 30 anos, não é mesmo?
“O primeiro retorno, por volta dos 29 anos, costuma marcar a transição definitiva para a vida adulta, exigindo escolhas mais conscientes. O segundo, por volta dos 58, é uma revisão da maturidade e da forma como vivemos até então, muitas vezes com mudanças no estilo de vida. Um eventual terceiro retorno, por volta dos 87 anos, é mais introspectivo e ligado ao legado e à sabedoria acumulada“, explica a astróloga.
Assim como vimos no Mercúrio retrógrado e no inferno astral, não há necessidade de tratar esse fenômeno como vilão. A vida é feita de escolhas, e escolher é sempre abdicar de algo, seja por influência dos astros ou não.
“Retorno de Saturno é um convite para se tornar a versão mais íntegra de si mesmo. Não fuja dos ajustes que ele pede, porque eles são a base para a vida que você quer construir. Saturno não tira nada à toa. Ele apenas remove o que não está alinhado para abrir espaço ao que realmente importa.”








