O Brasil não tomou conhecimento de El Salvador na Copa América feminina de basquete em cadeira de rodas. Venceu por sonoros 91 a 4 em partida disputada nesta segunda-feira (11), válida pela fase de grupos. Com isso, fica em primeiro lugar do Grupo B, ganhando as três partidas que fez e segue em busca de vaga no Mundial de Ottawa.
Vileide Almeida foi a cestinha da partida com 24 pontos, convertendo 11 dos 24 arremessos que tentou. A pivô deu, ainda, oito assistências, a melhor do confronto no fundamento. Paola Klokler marcou 27 com oito acertos em 12 tentativas. Nos rebotes, Oara Assunção e Lia Soares pegaram oito cada, sendo que Oara pegou quatro no ataque e Lia sete na defesa.
Os quatro pontos de El Salvador foram marcados no segundo quarto. O Brasil marcou 24 no primeiro, depois 20 no segundo, 26 no terceiro e mais 21 no quarto.
Rota para Ottawa
As duas vitórias anteriores do Brasil na Copa América feminina de basquete em cadeira de rodas foram sobre Canadá, 70 a 62, e Colômbia, 67 a 29. Com isso, venceu o Grupo A somando seis pontos. Canadá e Colômbia têm três cada e se enfrentaram ainda nesta segunda-feira. El Salvador perdeu as três e fica em quarto lugar.
Os quatro times da chave, além dos quatro do Grupo A, avançam para as quartas de final, onde o Brasil pega o quarto colocado do Grupo A. Os outros confrontos são 1º do Grupo A contra o 4º do Grupo B; 2º do Grupo A contra 3º do B; e 3º do A contra o 2º do B. O Grupo A tem Estados Unidos, Argentina, México e Peru.
O jogo pelas quartas de final é decisivo para as pretensões do Brasil na Copa América feminina de basquete em cadeira de rodas, não apenas por conta do título. Mas também porque a competição dá duas vagas diretas para o Mundial de Ottawa e outras duas no torneio de repescagem.








