Facilidade no acesso às informações, maior precisão e redução de erros, integração com outros setores, agilidade no processo de atendimento, segurança e conformidade legal são algumas vantagens da informatização dos registros de enfermagem no Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas”, em Vitória.
A implementação do novo processo foi iniciada na terça-feira (05), após treinamento de todos os técnicos de enfermagem das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), Pronto-Socorro (PS) e Unidades de Internação. Foram instalados 27 novos computadores exclusivamente para este fim.
Antes, as anotações eram feitas manualmente. Agora, informações como o balanço hídrico, sinais vitais e outras observações sobre as condições clínicas do paciente serão registradas de forma mais eficiente, com controle de acesso e salvamento automático. Isso elimina o risco de perda de informações por extravio de papéis ou erros de interpretação causados por letras ilegíveis.
Comemoração da equipe
A gerente das Unidades Críticas, Anneliese Ottaiano, celebrou a novidade e espera que até o final de agosto o processo funcione de forma totalmente digital. A equipe recebeu a mudança com entusiasmo, pois desenvolverá novas competências tecnológicas, valorizará o trabalho da enfermagem e reduzirá erros de comunicação e perda de papéis.
Expectativas positivas
O gerente assistencial, Douglas Pereira Inácio, expressou boas expectativas com a mudança, que deve gerar mais satisfação entre a equipe assistencial, reduzindo o estresse relacionado ao preenchimento manual.
A possibilidade de realizar análises e gerar estatísticas a partir dos dados registrados permitirá promover melhorias contínuas no planejamento. As informações poderão ser integradas ao prontuário e outros documentos relacionados, reduzindo custos e otimizando o tempo da equipe, que poderá dedicar mais atenção ao cuidado direto ao paciente.








